Resumo da Sessão Ordinária do dia 26/11

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 26 de novembro de 2018, presidida pelo Vereador Presidente Alex Sandro Mendes da Bancada do PDT.

Pedidos Verbais

Vereadora Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): requer à Secretaria de Obras para que realize o patrolamento e o empedramento da via que dá acesso à residência do munícipe Ancelmo Nickorn, localizada na Linha Barragem.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer à Secretaria de Obras para que implante um bueiro nas proximidades da residência do munícipe Mathias Liera, localizada no Bairro Borgue, pois a via está em estado precário.

Vereador Arieli Cássia Leite (PSB): requer ao Poder Executivo, através do departamento responsável, para que realize a pintura dos cordões das ruas do Bairro Boa Esperança. Também é pertinente propiciar o “cinema na praça”, porquanto muitos munícipes têm interesse em participar.

Vereador Vanderlei Kerber (PSD): solicita à Secretaria de Obras, pela quinta vez, a fim de que realize os reparos necessários no calçamento de acesso à residência do munícipe Aldair Muller, localizado na Linha Barragem.

Ordem do Dia

Veto Parcial referente à Emenda ao Projeto de Lei nº 019/2018. Rejeitado pela maioria.

Comunicações Pessoais

Vereador Abílio Kuhn (PDT): parabeniza a Secretária de Saúde, Ana Lúcia, e demais funcionários, sobretudo a enfermeira Teresa, pelos atos de conscientização na prevenção e tratamento ao câncer de próstata. Também foram realizados exames de sangue, de modo gratuito, para diagnosticá-lo. Abílio também congratula o Dr. Jorge pelo excelente trabalho realizado na Unidade de Saúde de Tio Hugo, pois ele nunca deixou um munícipe sem atendimento, independente do horário.

Vereador Délcio Wiedthapuer (PDT): explana sobre a relevante presença do Vereador de Alto Alegre, Gilmar, candidato à presidência da ASCAMAJA, a qual representa muitos municípios da nossa região. Délcio comenta que a rejeição do veto do Poder Executivo referente à emenda que retira recursos de alguns entes da administração para propiciar que o Poder Legislativo adquira um veículo novo no valor de R$ 80.000,00 é contrário ao interesse público. Pois a câmara não realiza serviços, quem os faz é a prefeitura. Certamente esse valor irá fazer falta em órgãos como saúde, agricultura e na Secretaria de Obras.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): informa a todos sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade e não consumir álcool quando for dirigir, pois nos últimos dias a ocorrência de acidentes aumentou em quantia demasiada. Lúcio convida toda comunidade tio-huguense para participar da Galinhada de Tacho a ser realizada no dia 02/12/2018, na comunidade do Loro, o cartão custa apenas R$ 25,00 e pode ser adquirido com os membros da comunidade, ressalta-se que o evento será em benefício da construção de um novo ginásio.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta sobre a participação do estudante Alan Gayger na última sessão, o jovem demonstrou a importância de programas educacionais e profissionais de inserção no âmbito político e de trabalho. Élio explana que há mais de 20 anos ocupa cargo político, no entanto, isso não é profissão, é um dom, pois ele não é vereador só nas proximidades das eleições, Élio trabalha em defesa do interesse da comunidade durante toda sua vereança.

Vereador Vanderlei Kerber (PSD): explana que na semana passada concretizou a doação de um terreno ao Poder Executivo de Tio Hugo visando à construção de uma Casa Mortuária. Vanderlei frisa que todas suas ações são em prol do desenvolvimento social e econômico do município, pois esse é seu compromisso com os tio-huguenses.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): parabeniza o gesto do Vereador Vanderlei, ressaltando a grande valia que haverá na construção de uma Casa Mortuária. Alex explana que o Poder Executivo tem uma receita anual aproximada em 13 milhões de reais, certamente não será uma emenda legislativa requerendo 80 mil desse valor que irá inviabilizar a gestão administrativa, caso no final do período legislativo haja sobra de recursos, eles irão ser devolvidos à prefeitura.

Vereadora Arieli Cássia Leite (PSB): parabeniza o Secretário de Obras, Elton, pelas melhorias realizadas no Bairro Boa Esperança. Ela congratula o Clube de Mães pelo excelente almoço “Galeto com Massa” e agradece a todos que trabalharam de forma espontânea e gratuita, em proveito apenas das benesses da comunidade. Arieli frisa a importância do Natal Iluminado, pois é uma ocasião de laser a todos. Ela também ressalta da deferência dos temas abordados na palestra da última sessão, a qual foi ministrada pelo estudante Alan Gayger, porquanto os jovens são a esperança de que teremos um futuro melhor. Nesse aspecto, ela glosa sobre seu contentamento em saber que, ela e o Vereador Alex, são os vereadores mais jovens da região Botucaraí.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 10/12/2018, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.