Resumo Sessão Ordinária 26/08

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 26 de agosto de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Délcio Wiedthauper, do Partido Político PDT.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita à Secretaria de Obras para que disponibilize algumas cargas de pedras no ponto de acesso à residência do munícipe Odilo Vargas, localizado na Posse Eli.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): requer à Secretaria de Obras para que realize o patrolamento e disponibilize resíduos de asfalto na via de acesso às residências dos munícipes Ladinor Machado e Casarão.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer à Secretaria de Obras a fim de que disponibilize mais iluminação pública no Distrito Industrial, também é necessário que seja implantada uma placa de identificação no local. Élio requer que a máquina draga seja destinada, sobretudo, aos munícipes de baixa-renda, pois é inviável o pagamento de uma particular para realizar melhorias em suas propriedades. O vereador requer que sejam realizados reparos no ponto de acesso à residência do munícipe João Ritter.

Vereador Ederson Constantino (PSDB): demanda da Secretaria de Obras a fim de que sejam realizadas melhorias e o empedramento na via de acesso à residência do munícipe José Gnich, pois frequentemente o ônibus escolar atola nos dias de chuva. Esse pedido foi requerido pelos alunos que, rotineiramente, enfrentam esse empecilho no deslocamento do transporte escolar.

Comunicações Pessoais:

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita a todos os munícipes que doem mantimentos à família do Diego Cimarosti, pois houve um incêndio em sua casa e todos os móveis, roupas e demais bens foram perdidos. Entre em contato com a Assistência Social de Tio Hugo e o ajude nesse momento tão difícil.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta sobre a necessidade de haver projetos voltados à valoração do jovem, sobremaneira, propiciando empregos e oportunidades a eles, por isso que o programa Primeiro Emprego deve ser reativado. O programa consiste em um contrato temporário de 12 meses, nos quais os 6 (seis) primeiros salários são pagos pela prefeitura e o restante pela empresa. Élio comenta que a necessidade de haver uma Casa Mortuária é reivindicação do Vereador Abílio e demais vereadores, assim como a disponibilização do Vale Alimentação teve início com as demandas do vereador Élio; o Poder Executivo deve informar tais fatos à população. Élio informa que a pavimentação no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reis), publicada recentemente no jornal local pelo Prefeito, será paga daqui a quatro anos, ou seja, o próximo prefeito irá arcar com essa dívida.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): solicita para que os munícipes ajudem no que puderem a família do Diego Cimarosti, porquanto, recentemente, sua casa pegou fogo e ele perdeu todos seus móveis e roupas, quem se disponibilizar a ajudá-lo procure a Assistência Social de Tio Hugo para mais informações.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que a Casa Mortuária foi solicitada por todos os vereadores e só possível sua construção em razão da cooperação do Poder Executivo e Legislativo, assim como das lideranças de diversas comunidades. Délcio explana que todo mês a ASCAMAJA realiza uma reunião em determinado município da região do Botucaraí, recentemente, houve uma em Tio Hugo. O vereador enfatiza que estará ocupando o cargo de Prefeito Municipal porque Gilso Paz (Prefeito), Geder Follmer (Vice-Prefeito) e Vanderlei Kerber (Presidente Legislativo) foram a Brasília reivindicar recursos ao nosso município.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): comenta que a reunião da ASMAJA, organizada pelo Assessor Jurídico Verno Muller, foi muito proveitosa em todos os temas debatidos. Abílio explana que é muito importante haver uma Casa Mortuária no município de Tio Hugo, ele agradece o munícipe Amauri Bortolini pela doação dos bancos e das mesas. Abílio foi à inauguração, mas não entende porque somente o Presidente Legislativo foi convidado. O Vice-Prefeito foi convidado a subir no palco, no entanto falou por meia hora só “abobrinha”; Abílio gostaria de ter tido a oportunidade de explanar a todos que o primeiro a reivindicar a construção da Casa Mortuária foi ele próprio. Algumas pessoas falaram que a Casa Mortuária é obra de diversas reuniões da comunidade, ele questiona: “Qual reunião? eu nunca fiquei sabendo que houve reunião nenhuma!”. O prefeito disse que em 2017 o Presidente Délcio doou R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais), mas isso não é verdade, todos os vereadores foram os responsáveis por isso. In verbis, “o Goizinho falou de várias reuniões da comunidade, onde foram feitas essas reuniões e por que não falou de quem pediu isso há 10 anos?”. O edil agradece ao Secretário de Obras por realizar algumas obras na propriedade do munícipe João Colt.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): responde o Vereador Abílio e deixa claro que o munícipe Olair Góes, por meio da Associação São Cristóvão doou mais de R$ 8.000,00 (oito mil reais); a munícipe Hidegardt Neuls, por meio da Associação da antiga rede água doou mais de R$ 8.000,00 (oito mil reais). O Prefeito Gilso não disse que, in verbis, “Délcio deu RS 38.000,00” (trinta e oito mil reais), mas sim que o recurso foi oriundo da Câmara de Vereadores no ano de 2017 e isso foi aprovado por todos os demais vereadores.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): responde o Vereador Délcio e comenta que o Prefeito disse, in verbis, “Délcio doou RS 38.000,00 (trinta e oito mil reais)”. Como é possível que a munícipe Hidegardt Neuls, por meio da Associação da antiga rede água doe mais de R$ 8.000,00 (oito mil reais), sem consultar ninguém? Abílio esclarece que o recurso é da associação, não é privado dela para decidir onde vai ser investido.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 09/09/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.