Informativo da Câmara de Vereadores de Tio Hugo/RS. (Resumo da Sessão do dia 14 de agosto de 2023

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 14 de agosto de 2023, presidida pela Vereadora Jéssica Muller, a qual é filiada ao Partido Político PSD.
* Pedidos Verbais:
➡️ Vereador Alex Sandro Mendes (PP): requer ao Poder Executivo a fim de que adquira um trator cortador de grama, pois isso dará mais celeridade na realização de alguns serviços pelos servidores da Secretaria de Obras.
* Ordem do Dia:
✅ PROJETO DE LEI Nº 023, DE 26 DE JULHO DE 2023. “Altera o Anexo VI da Lei nº 1.154/2022, que dispõe sobre a LDO para 2023, e Anexo II da Lei nº 1.106/2021, que dispõe sobre o PPA 2022/2025 e autoriza abertura de Crédito Adicional Especial com de superávit financeiro do exercício de 2022 e de excesso de arrecadação no exercício de 2023”. Aprovado por unanimidade.
✅ PROJETO DE LEI Nº 25/2023, DE 10 DE AGOSTO DE 2023. “Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal, e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.
* Comunicações Parlamentares:
➡️Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta a respeito dos projetos em execução pela administração de Tio Hugo, sobretudo no que se refere ao Novo Distrito Industrial, no qual as medidas relacionadas à infraestrutura (ruas, pavimentação, energia elétrica, etc) e à regulamentação de instalação das empresas, as quais fomentarão a economia local e a geração de empregos.
➡️ Vereadora Valduze Back Vollmer (PDT): explana que os recursos investidos na área industrial visam a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do nosso município. Valduze acrescenta que os vereadores devem intervir junto aos parlamentares federais na busca de medidas à defesa dos interesses dos produtores de leite.
➡️ Vereador Estevão Luís Pissolatto (PDT): enfatiza que a nova máquina para silagem será de grande ajuda aos produtores de leite. Estevão ressalta aos munícipes que almejam adquirir as sementes de milho na Secretaria de Agricultura, para que façam suas inscrições o mais breve possível, pois a entrega da semente será conforme a ordem cronológica dos pedidos. Para finalizar, o edil comenta que a nova plantadeira auxiliará os pequenos produtores de Tio Hugo.
➡️Vereador Nelson Rogério Dapper (PDT): elucida aos munícipes presentes na sessão acerca do funcionamento do processo legislativo, suas comissões e tramitação. Nelson agradece ao Poder Executivo por atender seu pedido a respeito da construção de abrigo ao aguardo do transporte escolar no Bairro Nossa Senhora Aparecida. O edil também agradece a Secretaria de Agricultura pela realização de canteiros em alguns terrenos fixados na área urbana do município.
➡️ Vereadora Jéssica Muller (PSD): comenta em relação às atividades leiteira, pois a importação da Argentina e de outros países está inviabilizando a concorrência econômica. Portanto, será reivindicado aos parlamentares federais ações que visem a defesa dos produtos nacionais, seja em relação ao preço do leite, assim como no incentivo via políticas públicas.
A próxima Sessão Ordinária acontecerá na data de 28/08/2023, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de TIo Hugo/RS.