Formar crianças e adolescentes mais conscientes e preparados para dizer não às drogas e à violência é a finalidade do Requerimento nº 010/2025, apresentado pela bancada do Partido Liberal (PL) durante a mais recente sessão ordinária da Câmara Municipal de Tio Hugo, realizada em 28 de julho.
O documento, direcionado ao Poder Executivo e à Brigada Militar, pede que seja estudada a viabilidade de retomar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas municipais.
O programa da Brigada Militar atua de forma preventiva, envolvendo policiais, professores e profissionais de saúde em atividades educativas que alertam sobre os riscos do uso de drogas, álcool e outras substâncias ilícitas, além de trabalhar estratégias para que as crianças e adolescentes resistam à pressão de colegas e ambientes de risco.
Como explicaram os vereadores Rosangela Vicari, Jéssica Müller, Milton Rhenehermer e Gesinei Antunes Leite, autores do requerimento, “o Proerd ajuda a formar cidadãos informados, responsáveis e conscientes, fortalecendo valores que impactam positivamente toda a nossa comunidade”.