Para garantir a continuidade do ensino escolar nesta matéria, vereadores de Tio Hugo aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 37/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria cargo temporário de professor de língua portuguesa. A proposta foi votada na sessão ordinária da Câmara Municipal de 25 de agosto, presidida pelo vereador Delcio Wiedthauper (PDT).
A contratação atende a uma necessidade urgente da Secretaria de Educação, que enfrenta o afastamento de uma profissional da área por motivo de saúde. O projeto autoriza a contratação emergencial, pelo prazo de até 12 meses, de um docente com carga horária de 20 horas semanais, podendo haver prorrogação por igual período. A lei também prevê a possibilidade de reposição do cargo em caso de vacância e permite a ampliação da carga horária, se necessário.
O projeto foi aprovado com votos favoráveis dos vereadores Antônio Born (PDT), Estevão Luís Pissolatto (PDT), Gesinei Antunes Leite (PL), Jéssica Muller (PL), Lúcio Bruinsma (PDT), Milton Rhenehermer (PL), Rosângela Vicari (PL) e Valdeci Kuhn (MDB). A prefeita de Tio Hugo, Valduze Back Vollmer, ressaltou na justificativa do projeto que a educação é um dos pilares da administração municipal, e a contratação é necessária para manter o bom andamento das atividades escolares.

