Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 23 de março de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidente, Silvana Cardoso Sipp, do Partido PDT.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer ao Poder Executivo, através da Secretaria de Saúde, para que seja adquirida mais vacinas contra a gripe, visando à vacinação de todas as faixar etárias.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita ao Poder Executivo e Legislativo a fim de que auxilie os munícipes que recebem por dia trabalhado, pois devido à paralização em razão do coronavírus, esses não terão mais sua única fonte de renda. Nesse sentido será necessário disponibilizar cestas básicas e ajuda de custa para manutenção dos serviços essenciais, tais como água, luz e gás.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer que os tio-huguenses realizem todas as medidas visando à prevenção contra o coronavírus. As farmácias locais não possuem mais álcool gel e máscaras, pois alguns munícipes adquiriram mais que o necessário, ocasionando a falta dos produtos aos demais; deve haver alguma medida do Poder Executivo para seja limitado a compra por pessoa de álcool gel e máscaras. Além disso, o Poder Público deve doar álcool gel aos que não detêm condições financeiras para adquiri-los. Precisamos ser solidários uns com os outros. Abílio cumprimenta o retorno do Vereador Délcio e Arieli e glosa “pelo jeito dessa vez não voltaram apenas para votar contra mim na eleição da presidência”.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): solicita a Secretaria de Obras para modifique o local do abrigo ao transporte escolar no Bairro Boa Esperança, fixando-o próximo à residência do munícipe Clair Anhaia. O edil requer ao Poder Executivo para que disponibilize cestas básicas às famílias mais carentes e aos que recebem por dia trabalhado.

Projeto de Lei nº 03/2020: Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro sob a forma de apoio cultural à Associação Cultural Rádio Comunitária FM Tio Hugo –ASCCOM e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 06/2020: Dispõe sobre a criação e cargos no Quadro Permanente de servidores do Poder Executivo do Município de Tio Hugo e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 07/2020: Autoriza o Município a conceder abono especial para as Agentes Comunitárias de Saúde com recursos de transferência da União para o PACS – Programa de Agentes Comunitário de Saúde. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 08/2020: Dispõe sobre o pagamento parcelado, cobrança de créditos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, concede desconto, remissão nos juros e anistia e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Parlamentares:

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que esteve ocupando o cargo de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, mas hoje retorna a função de vereador, pois a justiça eleitoral estipula que em 6 meses antes ao pleito o candidato precisa estar ocupando o cargo de vereador. Délcio retornou em dezembro de 2019 para votar na escolha da eleição da Mesa para 2020 e lamenta não estar presente na sessão que deliberou sobre as lâmpadas de LED, pois se estivesse teria votado a favor e mais uma vez Tio Hugo seria referência em desenvolvimento. Délcio parabeniza a todos os funcionários da saúde pelo trabalho realizado no combate e prevenção ao coronavírus.

Vereadora Arieli Cássia Leite (PSB): agradece a oportunidade de ter ocupado o cargo de Secretária de Assistência Social, frisando o trabalho que realizou e todas suas ações em diversos programas sociais. Arieli recomenda que os munícipes fiquem em suas casas, pois é necessário realizar todas as medias visando a prevenção contra o coronavírus. Ela parabeniza os profissionais que não podem parar de trabalha nesse período, dentre eles os profissionais de saúde, motoristas e agricultores.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta que o Vereador Délcio sabia que o projeto da iluminação LED não seria aprovado naqueles termos. Alex enfatiza a necessidade de prevenção contra o coronavírus. Ele parabeniza os profissionais da saúde e os caminhoneiros que estão batalhando dia a dia.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): agradece a todos os profissionais de saúde pelo trabalho que está sendo realizado na prevenção e tratamento do coronavírus. Lúcio enfatiza sobre os cuidados de higiene que devemos ter para evitar o contágio desse vírus.

Vereadora Silvana Cardoso Sipp (PDT): agradece ao Felipe da Rádio Portal por gravar a sessão e agradece aos profissionais de saúde, funcionários de postos de combustíveis, e em especial, aos caminhoneiros, pois se esses pararem haverá falta de comida e medicamentos a todos. Silvana aconselha a todos para que realizem as medidas necessárias em razão de evitar a contaminação com o coronavírus.

O dia de realização da próxima Sessão Ordinária será definido em momento ulterior.