Câmara de Vereadores de Tio Hugo solicita melhorias urgentes na VRS-810

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper (PDT), e o vereador Estevão Pissolatto (PDT) representaram o Poder Legislativo municipal em uma importante reunião realizada na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS, em Porto Alegre.
Juntamente com o vice-prefeito Geder Follmer, que representou o Executivo Municipal, e lideranças dos municípios de Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro, foram solicitadas medidas urgentes para recuperar a VRS-810, que liga os municípios de Tio Hugo, Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro.
Na ocasião, as lideranças da região, foram recebidas pelo diretor geral do DAER/RS, Luciano Faustino. Conforme destaca, Delcio Wiedthauper, foi abordado a situação de precariedade que se encontra a VRS-810, principalmente no trecho entre a localidade da Linha Machado – Salete em Tio Hugo, até Ibirapuitã. “As chuvas que aumentaram de frequência e intensidade desde a metade do ano passado pra cá, aceleraram o estado de degradação dessa rodovia. O único jeito de resolver o problema é colocar um novo recapeamento asfáltico”, mencionou Delcio.
Embora sejam feitas operações “tapa-buracos” no trecho, a quantidade de buracos só aumenta. Isso porque, a rodovia já está bastante deteriorada em alguns pontos, e logo após períodos de chuvas os buracos aumentam em quantidade e tamanho.
De acordo com os representantes de Tio Hugo, o diretor geral do órgão, Luciano Faustino, destacou que já existe um projeto em tramitação para que seja feita a recapagem do asfalto, da localidade da Linha Machado até Ibirapuitã. “Tivemos a sinalização por parte do DAER/RS que já existe um projeto que prevê a colocação de mais uma camada de asfalto nesse trecho. Esperamos que seja feito em breve’, concluiu.
A rodovia VRS-810 é a principal ligação entre os municípios de Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro a BR-386, importante rota de escoamento da produção. Além disso, moradores desses municípios e de Tio Hugo, utilizam a via com frequência para deslocamento entre uma localidade e outra. Desta forma, é fundamental que a rodovia ofereça um bom estado de conservação em virtude do seu acentuado movimento.