Jovem tio-huguense palestra para vereadores e alunos do Ensino Médio

Na segunda-feira (12), à noite, o jovem tio-huguense Alan Gustavo Weiler Gayger, aluno do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, participou de uma Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo, a qual contou com a presença dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Alan Gustavo foi convidado pela Câmara de Vereadores a participar dessa sessão para explanar sobre sua participação no PJB – Parlamento Jovem Brasileiro, realizado em Brasília de 1º a 05 de outubro deste ano.

O Parlamento Jovem Brasileiro selecionou em duas etapas trabalhos de estudantes do Ensino Médio em forma de Projetos de Lei. Na Etapa final foram classificados cinco estudantes gaúchos que participaram do programa como Deputado Jovem, por uma semana, em Brasília, com todas as despesas pagas.

Após a execução dos atos oficiais da Sessão Legislativa, o aluno foi convidado a fazer uso da palavra, onde durante aproximadamente 30 minutos explanou sobre os objetivos do programa PJB, sobre as etapas e os ideais de democracia e especialmente sua percepção sobre a importância da participação dos jovens como agentes de mudança e melhoria na política e na vida da comunidade. Houve participação dos alunos e professores com questionamentos e sugestões quanto ao funcionamento legislativo.

Na sequência foi proferida uma palestra aos demais alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo. O jovem, já num clima mais descontraído, discursou sobre “Oportunidade Além da Escola”. Destacou sua participação no PJB e citou diversas oportunidades que estão ao alcance do estudante em diversos níveis de abrangência: estadual, nacional e até internacional, como é o caso dos intercâmbios com Universidades da América e da Europa.

Falou sobre o sistema de ensino e funcionamento do Colégio Tiradentes, no qual cursa o segundo ano do Ensino Médio, sobre a hierarquia de comando do Corpo de Alunos, sobre o acolhimento e o bom relacionamento entre os alunos, professores e militares. Destacou resultados obtidos pelos estudantes e pelo Colégio enfatizando a importância do espírito de colaboração entre todos e, em especial, pela formação de grupos de estudo.

Ao final seguiu um bate-papo sobre os assuntos abordados e ficou bem claro que o jovem pode ser tudo aquilo que quiser ser, basta empenho e dedicação.

Fonte: Jornal Mensageiro