A vereadora Rosangela Luíza Vicari (PL) protocolou a Moção de Apoio nº 03/2026, durante a mais recente sessão da Câmara Municipal de Tio Hugo, onde manifestou apoio aos trabalhos desenvolvidos pela Frente Parlamentar Contra os Pedágios e pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios, ambas presididas pelo Deputado Paparico Bacchi (PL). Confira mais detalhes:
A presente moção tem como objetivo reconhecer e apoiar as iniciativas que buscam defender os interesses da população gaúcha diante dos impactos econômicos e sociais causados pelos altos custos das tarifas de pedágio em nosso Estado.
Manifesto posição contrária à instalação e ampliação de praças de pedágio, considerando que:
Os elevados valores cobrados penalizam trabalhadores, produtores rurais, estudantes, comerciantes e toda a população que necessita se deslocar diariamente;
Os pedágios aumentam os custos de produção, transporte e escoamento agrícola, prejudicando diretamente a economia regional;
Há impacto negativo sobre o comércio local e regional, reduzindo a competitividade dos municípios;
Muitas famílias acabam limitando seus deslocamentos devido aos custos excessivos das tarifas;
A população já contribui com elevada carga tributária, entendendo que a manutenção das rodovias deve ser responsabilidade do poder público;
Os contratos de concessão muitas vezes não refletem melhorias proporcionais nas estradas e na infraestrutura oferecida aos usuários.
Dessa forma, esta Casa Legislativa, após aprovação em plenário, reafirma seu posicionamento contrário aos pedágios abusivos e manifesta total apoio às ações fiscalizatórias, debates e mobilizações promovidas pela Frente Parlamentar Contra os Pedágios e pela CPI dos Pedágios, em defesa da transparência, da justiça tarifária e dos interesses da população gaúcha.

