Resumo da Sessão Ordinária do dia 12/11

Resumo da Sessão Ordinária do dia 12/11

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 12 de novembro de 2018, presidida pelo Vereador Presidente Alex Sandro Mendes da Bancada do PDT.

Pedidos Verbais:

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): requer à Secretaria de Obras para que implante um poste de luz com iluminação em frente à residência do munícipe Edson Albernaz, localizada na Linha Graeff. Também é pertinente implantar sinalização visando à redução de velocidade no trecho de entrada ao município de Ibirapuitã, pois no local acontecem muitos acidentes.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer ao Poder Legislativo para que sejam lidos, na íntegra, pela Assessoria Jurídica os projetos de leis visando sanar obscuridades e omissões que apenas são informadas aos vereadores em momento posterior à aprovação.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer ao Poder Executivo, através do departamento responsável, para que a quantidade de cloro na água seja aplicada em níveis mais salutares ao consumo, porquanto muitas vezes o excesso da substância causa problemas de saúde aos munícipes. Também urge que sejam modificados os dias de racionamento do fornecimento de água, pois restringi-la de sexta a domingo, após às 17h, é incoerente com a demanda da população. Abílio requer que o Poder Executivo notifique o proprietário Neivaldo Nels para que seja realizada a limpeza de sua propriedade.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer que à Secretaria de Obras implante iluminação pública, no mínimo três postes de luz, na localidade Vila do Poço, pois isso irá propiciar mais seguridade ao local.

Vereador Vanderlei Kerber (PSD): demanda à Secretaria de Obras para que realize a implantação de tubulação no intento de evitar que as águas provenientes do Bairro Progresso adentrem a propriedade do munícipe Romeu Muller, causando avarias em sua lavoura e residência.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer que à Secretaria de Obras para que extirpe alguns tocos na localidade Linha Graeff, o local exato será informado ao Chefe de Obras em momento posterior.

Ordem do Dia:

– Projeto de Lei nº 020/2018: Autoriza abertura de Crédito Adicional Especial e Suplementar com recursos redução orçamentária. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Pessoais:

Vereador Abílio Kuhn (PDT): explana que a lixeira fixada na entrada da localidade Barragem é muito pequena, tendo por consequência o depósito de muitos dejetos ao seu redor, facilitando a criação e disseminação de animais e insetos peçonhentos, além de transparecer um descaso por parte do poder público em função desse serviço essencial à comunidade.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): explana sobre a participação da comunidade nos atos legislativos, fazendo com que suas demandas sejam ouvidas e efetuando suas críticas referentes às mazelas sociais do município. Em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo, os munícipes podem efetuar resoluções profícuas à sociedade.

Vereador Délcio WIedthapuer (PDT): explana que no sistema Democrático de Direito, opiniões diversas devem ser respeitadas, no entanto, Délcio é contrário a emenda legislativa que visa à aquisição de um veículo para o Poder Legislativo de Tio Hugo, pois é mais coerente investir nas áreas referentes a saúde, educação e administração. Em suma, uma gestão pública deve dar primazia às demandas mais prementes da população.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que o município de Tio Hugo deve fomentar o crescimento econômico das empresas locais, porquanto licitar com pessoas jurídicas de regiões diversas é prejudicial à economia e ao trabalho local. Além disso, elaborar projetos visando o desenvolvimento de Tio Hugo em longo prazo deve ser uma das primazias da gestão pública. Élio lamenta o enraizamento de alguns cargos no setor público de Tio Hugo, cidadãos já aposentados, quase todos com um poder financeiro elevado, não largam de seus deleites; deve-se oportunizar aos jovens, os quais estão cursando ensino técnico, estas vagas; infelizmente, o que impera na sociedade é a desnecessidade de auxílio a quem não precisa; em vez de, quem detém o poder de decisão, fornecer oportunidade a quem mais carece, o revés, é aquela velha máxima que se sobrepõe “quem mais tem é quem mais ganha e quem menos paga”!

Vereador Silvana Cardoso (PDT): comenta sobre a importância de alguns alunos participarem da presente sessão legislativa e questionarem os vereadores sobre temas referentes à economia, trabalho e transparência pública. Certamente dentre os interessados, poderá, futuramente, haver um excelente gestor público. Silvana convida a comunidade local para presenciaram as sessões legislativas.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): glosa a despeito da relevância que há na participação de alguns discentes na presente sessão, pois o interesse demonstrado é a certeza de que, futuramente, haverá administrados e legisladores voltados ao bem-estar social dos munícipes. Eron convida os tio-huguenses para presenciaram as sessões legislativas.

Vereadora Arieli Cássia Leite (PSB): parabeniza todos os participantes da presente sessão. De modo sábio profere o coerente jargão: “o problema da política é que os bons se afastam, deixando apenas espaço aos maus”. Ela frisa que todos devem agir em prol das mudanças que acreditam ser benéficas ao meio social. A crítica só é construtiva caso acompanhada por ações, por projetos, por ideias. Devemos fazer o que é correto, se muitos não o fazem, então que os bons os façam.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): explana ao Vereador Délcio que o mínimo esperado de um vereador é, antes de votar um projeto, que o leia. Alex agradece a presença dos alunos e os convida para participarem das demais sessões, pois a comunidade deve atuar mais na deliberação de muitas ações que acreditam, de modo errôneo, não serem detentores de decisão, pois os vereadores votam as proposições conforme suas ideologias. No entanto, quando a comunidade se faz presente, muitas das opiniões políticas que seriam em detrimento da sociedade, podem ser modificadas em razão da presença cidadã.

Vereador Vanderlei Kerber (PSD): parabeniza o Prefeito de Nicolau Vergueiro e demais funcionários por suas ações visando o crescimento econômico e social, fomentando a educação, dando primazia às oportunidades profissionais aos jovens. Propiciar o deslocamento de sua filha até o município de Sertão para cursar Agronomia é, consoante Vanderlei, a corroboração de que existem boas pessoas, às quais fazem o bem, às quais nos fazem ter esperança de que o Brasil é um país condenado a dar certo!

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 26/11/2018, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.