Resumo da Sessão Ordinária do dia 25/02

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 25 de fevereiro de 2019, presidida pelo Vereador Presidente Vanderlei Kerber do Partido Político PSD.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita à Secretaria de Obras a fim de que realize reparos na estrada de acesso à residência do munícipe Urbano Scharlau e Valdir Dirings, ambas localizadas no Bairro Boa Esperança.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita à Secretaria de Obras a fim de que efetue reparos na iluminação do Bairro Iorque, sobretudo em frente à morada da munícipe Cleusa. Também é necessário que sejam disponibilizadas algumas cargas de terra para o munícipe Antônio dos Santos, o qual reside na localidade Barragem.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): solicita à Secretaria de Saúde para que modifique a maneira de agendamento dos exames via SUS, pois os mesmos são marcados no primeiro dia útil do mês. No entanto, essa metodologia administrativa é incoerente com as necessidades atinentes à área de saúde. Os exames devem ser agendados conforme as requisições médicas, independente do dia. Há muitos munícipes que residem em localidades afastadas do centro, para estes, deslocar-se até a unidade de saúde em dia determinado é um empecilho. Abílio também requer que o Poder Executivo, via departamento competente, oficie o proprietário da residência que faz vizinhança com a sua, tendo em vista que seja realizada a limpeza do terreno.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer ao Poder Executivo para que entre em contato com o responsável pela empresa CBM (moinho), no intento de que ela seja reativada, pois o objetivo da concessão de sua implantação é a criação de empregos e do fomento a economia local.

Comunicações Pessoais:

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta que em 2018 esteve na presidência do legislativo local e firmou um contrato de limpeza com a Empresa Jossiane ME. Em 2019 o Vereador Vanderlei Kerber, em conjunto com seu Assessor Jurídico, rescindiu o contrato, no entanto o Poder Judiciário ordenou que o contrato fosse mantido. Alex explana que é dever do presidente da câmara agir em conformidade com a lei e respeitá-la. O edil também explana sobre a necessidade de haver tratamento igualitário, por parte do Vereador Vanderlei Kerber, entre todos os funcionários da Câmara de Vereadores de Tio Hugo.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): explana que a funcionária Beatriz Batista foi nomeada pelo Prefeito Gilso Paz e Vice-Prefeito Geder Follmer, em nenhum momento houve a indicação do Vereador Élio visando sua contratação. Élio informa a toda comunidade tio-huguense que não está mais fazendo parte do consenso político e nem do, in verbis, “panelão do PDT”, e, a partir de agora, será oposição ao Poder Executivo de Tio Hugo. O edil votará favorável apenas aos projetos de interesse da comunidade. Élio comenta, in verbis, “em 2020 haverá candidato de REDE para o cargo de prefeito ou vice”, ele também comenta que “o Prefeito Gilso só irá calar Élio se mandar matar ele”.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): comenta que as agentes de saúde estão fazendo um excelente trabalho no combate ao mosquito aedes aegypti, no entanto a comunidade deve agir em conjunto, evitando que haja recipientes para acúmulo de água. A dengue é uma realidade, não aja como se isso fosse problema dos outros, pois as larvas do mosquito podem estar em seu quintal.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 12/03/2018, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.