Resumo Sessão Ordinária 11/03

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 11 de março de 2019, presidida pelo Vereador Presidente em Exercício Délcio Wiedthauper do Partido Político PDT.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita à Secretaria de Obras a fim de que efetue reparos nos bueiros do Bairro Iorque. Também é necessário que a Secretária da Assistência Social realize algumas visitas nas residências do bairro supracitado tendo em vista o auxílio para abrandar as avarias causadas pelas intempéries.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer que a Secretaria de Obras implante tubulação ao longo das vias do Bairro Boa Esperança visando o escoamento das águas das chuvas. Também é necessário efetuar reparos na via de acesso à residência do munícipe João Ritter.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer à Secretaria de Obras a fim de que realize melhorias no trecho asfáltico próximo ao hotel. Abílio já requereu três vezes para o Poder Executivo, ante seu departamento competente, no escopo da pertinência de oficiar o proprietário da residência que faz vizinhança com a sua, visando que seja realizada a limpeza do terreno.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): demanda que a Secretaria de Obras realize reparos nas estradas que dão acesso as lavouras do município de Tio Hugo, pois estamos na iminência da colheita de soja.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): requer que a Secretaria de Obras realize reparos na estrada de acesso à residência do munícipe Leandro Woll, sendo necessário efetuar o empedramento e a colocação de bueiros até as proximidades da moradia do munícipe Leodir Ferreira. Também é necessário que seja implantada uma lâmpada nas proximidades da residência do munícipe Leodir, pois já um poste, no entanto o local carece de iluminação pública.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita à Secretaria de Obras a fim de que realize reparos, implante tubulação e bueiros nas estradas do Bairro Boa Esperança, pois isso tem escopo primordial de evitar alagamentos nas ruas e, sobretudo, nas propriedades e lavouras dos tio-huguenses.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): requer à Secretaria de Obras no intento de que implante tubulação na estrada de acesso à residência do munícipe Eloir Muller, além de resíduos de asfalto na entrada da Linha Graeff. Também urge que seja retificado o ponto de acesso ao Centro de Eventos Duppont. Silvana demanda que sejam retirados os galhos nas valas, os quais são provenientes das roçadas na vegetação das estradas da localidade Linha Graeff.

Ordem do Dia:

PROJETO DE LEI Nº 003, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019: “Dispõe sobre o pagamento parcelado, cobrança de créditos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, concede desconto, remissão nos juros e anistia nas multas e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

PROJETO DE LEI Nº 005, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019: “Autoriza o poder Executivo Municipal a conceder auxilio financeiro sob a forma de apoio cultural à Associação Cultural Rádio Comunitária FM Tio Hugo – ASCCOM e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Comunicações Pessoais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que foi favorável a aprovação do projeto que dispõe sobre repasses a Rádio ASCCOM, pois a mesma gera empregos aos munícipes. Não obstante, se há verbas para auxílio a rádio, deve haver também para medicamentos aos munícipes de baixa renda. Élio indaga o porquê de quando procurou espaço na rádio local para informar a população sobre uma emenda parlamentar que conseguiu ao município, no valor de R$ 150.000,00, não logrou êxito. Élio ressalta, se há recursos para serem disponibilizados a rádio, então deve haver recursos para aquisição de medicamentos aos munícipes com hipossuficiência financeira.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): comenta que os vereadores podem utilizar a rádio nos espaços em que há programação, dentre as quais ela informa: das 07h às 9h da manhã, e quando estiverem os demais funcionários presentes, independente de quais sejam os dias.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que no mês passado foi a Brasília, em conjunto com o Prefeito Gilso e Vice-Prefeito Geder, o intento da viagem foi à busca de recursos ao município de Tio Hugo nas áreas da saúde, agricultura e infraestrutura.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): comenta que no ano de 2018 o Deputado Federal Covatti Filho disponibilizou uma emenda ao município de Tio Hugo no valor de R$ 170.000,00, neste ano ela já está disponível ao município e o Poder Executivo irá adquirir um veículo de ambulância.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 25/03/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.