Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 17 de abril de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Délcio Wiedthauper, do Partido Político PDT.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita à Secretaria de Obras a fim de que disponibilize algumas cargas de pedra à residência do munícipe Odilo Vargas, pois quando houver buracos na estrada, ele mesmo irá recuperá-la.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): requer à Secretaria de Obras para que disponibilize um funcionário com intuito de contabilizar quantas lâmpadas estão com avarias nas diversas localidades do município.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): demanda da Secretaria de Obras para que realize reparos na estrada de acesso às residências dos munícipes Antônio da Silva e Luciana Borges. Também é pertinente realizar reparo na iluminação pública da localidade Divino.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer que seja oficiada a Diretoria do São Cristóvão sobre a possibilidade de diminuir o custo anual de R$ 200,00 às famílias mais carentes e a respeito da hipótese de isentar os munícipes com 70 anos ou mais do pagamento da anualidade.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer à Secretaria de Saúde a fim de que disponibilize medicamentos às famílias de baixa renda, dentre eles, os referentes à depressão.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): solicita à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por intermédio da Inspetoria Veterinária, para que disponibilize vacinas de prevenção contra a raiva bovina.

PROJETO DE LEI Nº 013, DE 03 DE ABRIL DE 2019: “Concede a revisão geral anual, assegurada pelo art. 37, inciso X da Constituição Federal, aos Quadros de Pessoal do Município constantes desta Lei e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

PROJETO DE LEI Nº 016, DE 04 DE ABRIL DE 2019: “Altera o Artigo 3º da Lei Municipal nº 944/2017, que institui o Programa de Auxílio Alimentação dos Servidores Públicos Municipais e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Comunicações Pessoais:

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): parabeniza toda administração tio-huguense, assim como os munícipes, pelos 19 anos de emancipação de Tio Hugo e por todos os eventos realizados durante a Semana do Município, sobretudo o torneio de futebol 7. Silvana congratula a munícipe Amanda Moraes e todos seus familiares pela conquista do título de Mini Miss Universo realizado na Republica Dominicana.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): congratula todos os munícipes e a administração pública pelos 19 anos de emancipação do município de Tio Hugo, sobrelevando o torneio de futebol 7 ocorrido no Bairro Sippel. Eron parabeniza toda família Sippel pela homenagem.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): parabeniza os tio-huguenses, assim como a administração local, pelos 19 anos de emancipação de Tio Hugo. Lúcio comenta que a ambulância, adquirida com recurso proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal, Covatti Filho, está sendo complementada com os acessórios necessários e em breve estará disponível à Secretaria de Saúde.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que sempre defendeu os funcionários públicos, sobretudo sobre a concessão e valorização do Vale Alimentação, assim como a despeito de ser disponibilizado um Plano de Saúde ao funcionalismo. Élio informa que os vereadores votam os projetos de leis que o Prefeito encaminha à Câmara, neste norte, é necessário haver mais diálogo sobre as matérias atinentes as diversas proposições, porquanto deve haver consonância entre os poderes do Executivo e Legislativo. Élio deseja uma feliz páscoa a todos e finaliza explanando, in verbis, “desce do salto prefeito e pare de perseguir algumas famílias por causa de política”.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): parabeniza todos os Funcionários do Poder Executivo e os Vereadores do Poder Legislativo que participaram dos eventos da Semana do Município, pois todos os munícipes, assim como as lideranças locais, são os responsáveis pelo desenvolvimento de Tio Hugo. Délcio parabeniza o Prefeito Gilso Paz pela sua excelente administração, porquanto já realizou diversas obras e adquiriu equipamentos nos mais variados setores.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta a respeito dos descontos realizado no pagamento do Vale Alimentação aos funcionários que estão de licença por período superior a 3 (três) dias, isso além de onerar, injustificadamente, o funcionário, é um verdadeiro retrocesso social, aliás, quem de nós deve ser penalizado por necessitar de repouso visando melhoras na saúde? Por óbvio que ninguém. Em um Estado Democrático de Direito devemos valorar, sobretudo, a Dignidade da Pessoa Humana.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 13/05/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.