Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 27 de maio de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Délcio Wiedthauper, do Partido Político PSD.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer que ao Poder Executivo, a fim de que retire a exigência de haver um engenheiro contratado pela empresa que visa participar das licitações referentes às infraestruturas ou obras públicas no município, pois as empresas locais, as quais não possuem capacidade econômica para dispor de um engenheiro próprio, são excluídas dos certames. É dever do Chefe do Executivo priorizar contratos aos munícipes, sobretudo os que se referem ao fomento de emprego.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): solicita ao Poder Executivo, através do seu órgão competente, para que seja realizada a dedetização dos bueiros do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Além disso, deve ser notificado o proprietário da residência confinante com a sua, a fim de que seja realizada a limpeza do terreno.

PROJETO DE LEI Nº 21, DE 08 DE MAIO DE 2019: “Autorizo o município a celebrar Termo de Fomento com o Centro de Tradições Gaúchas Caminho dos Pampas e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

PROJETO DE LEI Nº 22, DE 10 DE MAIO DE 2019: “Autorizo o município a celebrar Termo de Fomento com a Sociedade de Cantos Lira Sempre Viva e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Comunicações Pessoais:

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): agradece a todos os munícipes que participaram da festa realizada na comunidade Divino Espírito Santo, sobremaneira aos que doaram diversos mantimentos a fim de o evento fosse realizado.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta em razão da resposta do Pedido de Providência nº 01/2019: “requer que seja construído um banheiro público em frente ao mercado Cimarosti”, pois o Poder Executivo não pode, segundo sua resposta, construir em área não pertence ao município. No entanto, na mesma área, foi construída a Casa do Produtor. Élio glosa que o banheiro só não irá ser construído porque isso é uma reivindicação dele, ou seja, só não será construído em razão de motivos políticos. Élio agradece ao Secretário de Obras, Claudir Machado, por realizar o patrolamento e o empedramento da via que dá acesso às residências dos munícipes Antônio e Carlos Borges. O edil parabeniza o Vereador Vanderlei Kerber por conseguir uma emenda parlamentar, por intermédio do Deputado Federal Danrlei, com o intuito da aquisição de uma máquina draga, a qual será de grande valia aos tio-huguenses.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): agradece ao Prefeito Municipal, Gilso Paz, por encaminhar as informações referentes aos Pedidos Verbais efetuados pela Câmara de Vereadores, pois é necessário haver uma justificação se será possível ou não a realização dos mesmos. Délcio comenta que a Casa do Produtor construída as margens da BR 386 é móvel, pois no momento em que o órgão responsável notificar a prefeitura para que a retire, isso será feito. Délcio agradece a Secretária de Educação, Marilene Marquetti, por comparecer à Câmara e prestar informações baseadas no Pedido Verbal do Vereador Élio Padilha. Délcio expressa seus pêsames à família do de cujus Basílio Ferreira da Silva.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 10/06/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.