Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 10 de junho de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Délcio Wiedthauper, do Partido Político PDT.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): solicita ao Poder Executivo para que este informe a população quando alguma obra pública é realizada em razão das demandas dos vereadores. Aliás, muitas vezes até a elaboração de projetos são em razão de reivindicações dos edis, v.g., a atinente ao repasse de subsídios ao Coral Lira Sempre Viva.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): corrobora com o Pedido Verbal do Vereador Abílio, pois o Prefeito Municipal oculta que muitas obras e equipamentos são frutos dos pedidos dos vereadores. Élio requer que seja contratada mais uma funcionária na Unidade de Saúde Local, a qual deverá laborar no setor de serviços gerais. Élio também requer que sejam realizados reparos na iluminação pública em frente às residências dos munícipes Joana dos Santos e Roque, ambas localizadas na Linha Machado.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras, pela terceira vez, a fim de que seja implantado um bueiro nas proximidades da residência do Mathias Liera, localizada na Rua Paraná, há um buraco no local, caso a prefeitura não resolva esse problema, o Vereador Alex glosa que “vou pegar uma pá e eu mesmo vou tapar aquele buraco antes que alguma criança caia dentro ou aconteça algum acidente”.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): requer ao Poder Executivo para que construa duas Academias ao Ar Livre, uma no Bairro Progresso e outra no Bairro Boa Esperança, também urge que seja construída uma área lúdica às crianças deste bairro, pois elas brincam na rua devido à ausência de haver um local próprio. É necessária que seja realizada a limpeza do terreno público do Bairro Boa Esperança.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): requer ao Poder Executivo a fim de que seja construída uma Academia ao Ar Livre no Bairro Boa Esperança e no Bairro Progresso, também urge que seja construída uma praça pública nesses bairros.

Ordem do Dia:

PROJETO DE LEI Nº 23, DE 10 DE MAIO DE 2019: “Dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental passíveis ou não de licenciamento, e ou, autorização ambiental o Município de Tio Hugo, institui seus valores e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI Nº 24, DE 10 DE MAIO DE 2019: “Dispõe sobre as infrações e as sanções administrativas aplicáveis às condutas e às atividades lesivas ao meio ambiente estabelecendo o seu procedimento administrativo e, Institui órgãos de julgamento das infrações administrativas ambientais no âmbito do Município de Tio Hugo e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Pedido de Providência nº 02/2019: de autoria do Vereador Alex Sandro Mendes “Pedido ao Poder Executivo de Tio Hugo, através da Secretaria da Administração, solicitando que seja analisada a possibilidade de envio a esta Casa Projeto de Lei prevendo a isenção de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para aposentados e pensionistas com idade superior a 60 anos, possuidores de apenas um imóvel urbano e com renda de até dois salários mínimos”. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que, in verbis, “o Prefeito está falando maldades e mentiras na rádio. Ele nunca foi vereador e não sabe que o dever do vereador é pedir o que as pessoas querem. O prefeito vai se gabar das obras que ele faz, mas isso é o mínimo que ele pode fazer, olha o quanto ele ganha e mais o salário da Primeira Dama. Hoje quem comanda é o PDT através do Panelão da Desigualdade, porque só tem aposentado ocupando os melhores cargos. Gilso está de Prefeito graças ao Dr. Jorge que não quis ir de vice na eleição passada e por isso que houve o consenso. Para de perseguir o Dr. Jorge por motivos políticos. Eu não queria assinar o consenso porque conhece o piá (Gilso), esse consenso é uma farsa, uma mentira. Eu fui o vereador mais votado da Linha Machado e provei isso nas urnas. Um recado: não faço parte do Panelão do PDT e o Prefeito que baixe a bolinha dele e seja mais humilde. Seu Gilso, cuide do povo e pare com as mentiras. Ninguém vai calar a boca do Padilha, e está para nascer alguém que me faça calar a boca”. O Vereador Élio Padilha também expressa seu contentamento pelas conquistas de seus filhos.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta sobre o Pedido do Vereador Élio Padilha referente à construção de um banheiro público em frente ao mercado Cimarosti. Há diversas empresas, dentre elas, é ressaltada a da munícipe Realda Lodi, a qual tem um empreendimento de venda lanches. Não basta o Prefeito encaminhar um ofício dizendo que não tem como construir um banheiro. Alex explana, in verbis, “a função do prefeito é resolver problemas e não arrumar desculpas”.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que o consenso político entre os partidos políticos do município de Tio Hugo foi um grande marco. Nosso município é referência na região graças ao pacto atual na gestão administrativa. O Prefeito Municipal, Gilso Paz, não consegue resolver todos os problemas de cunho pessoal inerentes ao exercício político, no entanto, o Chefe do Poder Executivo está realizando um excelente trabalho, concretizando obras, adquirindo equipamentos, promovendo emprego. Em 2020 haverá uma nova eleição, novos candidatos, mesmo assim, o que deve ser priorizado é o desenvolvimento econômico e social de Tio Hugo.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 24/06/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.