Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 24 de junho de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.
Pedidos Verbais:
Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita à Secretaria de Obras a fim de que implante tubulação no ponto de acesso à lavoura do munícipe Botelho Machado, alcunha Ninão, pois recentemente foi realizado o patrolamento da via, no entanto não foi feita nenhuma medida para o escoamento das águas das chuvas.
Vereador Abílio Kuhn (PDT): solicita ao Poder Executivo, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para que sejam extirpadas as árvores paisagísticas das vias públicas do nosso município. Devem ser plantadas árvores frutíferas, às quais são mais aprazíveis e poder-se-á colher seus frutos.
Vereador Élio Borges Padilha (REDE): solicita ao Poder Executivo com o intento de que sejam elaborados projetos de leis visando o repasse de recursos às demais comunidades de Tio Hugo, não apenas às entidades do Polígono e do Progresso. Dentre as comunidades que merecem auxílio do Poder Público, Élio destaca as localidades Gramado dos Paz, Linha Machado, Linha Graeff, Divino e a localidade Salete. Élio também requer à Secretaria de Obras para que seja feito o patrolamento das estradas na Vila do Poço e Gramado dos Paz.
Vereadora Silvana Cardoso (PDT): requer à Secretaria de Obras para que sejam realizados os seus Pedidos Verbais, já oficiados em sessões legislativas pretéritas, porquanto a comunidade tio-huguense reivindica as demandas que até o momento não foram feitas.
Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita à Secretaria de Obras a fim de que sejam extirpadas as árvores de Uva do Japão no cemitério da Localidade Lemes, pois elas estão causando avarias nos túmulos.
Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 025/2019: Cria cargo e autoriza a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 026/2019: Autoriza a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2019: Dispõe sobre o julgamento das Contas de Governo do Poder Executivo, referentes ao ano de 2017 e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.
Comunicações Pessoais:
Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta seu descontentamento em razão de não serem disponibilizadas cargas de pedra brita a comunidade do Gramado dos Paz. O Poder Executivo de Tio Hugo, por intermédio do Prefeito e dos Secretários Municipais, deve subsidiar todas as localidades do município, sem diferenciação ou privilégios.
Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que foi a Porto Alegre recentemente, em conjunto com Abílio e Verno Muller, demandar da Secretaria de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul a implantação de redutores de velocidade em frente à Cotrijal, postos de combustíveis Rota e Shell, às escolas e à creche local. Além disso, foi reivindicado sobre a necessidade de implantação de diversos quebra-molas nas ruas do Município de Tio Hugo. Délcio agradece a presença da Secretária de Assistência Social, a qual elucidou sobre alguns dos programas sociais vigentes. O edil também parabeniza a diretoria da Escola Antônio Parreiras, assim como aos professores, funcionários e pais, os quais realizaram uma excelente galinhada de tacho. O objetivo do evento foi à arrecadação de recursos para efetuar melhorias da escola.
A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 08/07/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.