Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 12 de agosto de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): requer ao Poder Executivo, através da Secretaria de Educação, a fim de que seja disponibilizado um monitor nos ônibus que realizam o transporte escolar, pois isso gerará mais segurança às crianças.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer à Secretaria de Obras para que disponibilize mais bueiros nas proximidades da Metalúrgica Jorginho de Goes, também é necessário que sejam retiradas diversas pedras na residência do munícipe Erno. Élio requer que os contratos visando emprego, relativos às novas empresas, não necessitem mais ser entregues na prefeitura, pois quem deve escolher quem está apto à contratação é a empresa, não o poder público ou seus funcionários.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer à Secretaria de Obras para que disponibilize resíduos de asfalto desde a residência do munícipe Luís (cabeleireiro) até a entrada da pedreira.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): solicita para que o Poder Executivo adquira, com os recursos provenientes do iminente leilão, um distribuidor de calcário, pois ele será de grande auxílio às pequenas propriedades.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): requer ao Poder Executivo, por meio da Secretária de Obras, para que seja implantada iluminação pública em frente à antiga empresa NOMA, Mecânica do Cesar e em frente à Chapeação, além disse devem ser reparadas as lâmpadas com avarias ao longo do trecho.

Projeto de Lei nº 028/2019: Autoriza o Poder Executivo municipal a alienar através de leilão, bens públicos municipais inservíveis a Administração e da outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 029/2019: Institui a Nota Fiscal de serviço eletrônica – NFS-e no município de Tio Hugo-RS e da outras providências. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Pessoais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que há perseguição de caráter político em detrimento do Doutor Jorge, no entanto o mesmo não merece isso, pois desempenha um excelente trabalho na Unidade de Saúde Básica de Tio Hugo. Élio deseja um Feliz Dias dos Pais a todos os munícipes e frisa que é dever do filho amparar seu paterno nos momentos em que ele carece de cuidados.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): agradece ao Secretário Elton pela sua confiança, porquanto todos os pedidos do edil são atendidos. Abílio explana que em breve serão feitas as melhorias na residência do munícipe Sargento Bueno.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta acerca da importância dos Poderes Legislativo e Executivo, pois com um trabalho mútuo é possível arrecadar recursos do governo federal para promover o desenvolvimento do município. Délcio explana que em 2017 foi aprovado um projeto referente a recursos que serão destinados ao calçamento de muitas ruas do município. O edil enfatiza a importância das ações do COREDE e da deferência que há em propiciar que novas empresas se instalem no município, pois gerarão mais renda e empregos.

Vereadora Vanderlei Kerber (PSD): comenta a respeito da importância do consenso político firmado, pois os poderes do legislativo e executivo local reivindicam das esferas estadual e federal diversos recursos a fim de promover o desenvolvimento social e econômico do município de Tio Hugo.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 26/08/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.