Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 09 de setembro de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer, novamente, à Secretaria de Saúde do município de Tio Hugo, para que os exames solicitados pelos médicos sejam agendados em qualquer dia da semana e não apenas no dia primeiro de cada mês, pois a doença não escolhe data. Abílio requer que a Secretaria de Obras realize melhorias no calçamento que dá acesso à localidade Polígono.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita ao Poder Executivo para que disponibilize a máquina draga aos munícipes de baixa renda, sem ônus ou contrapartida financeira, pois pagar cerca de R$ 150,00 a hora é inviável para maioria dos tio-huguenses.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer ao Poder Executivo, por intermédio do seu órgão competente, para que sejam realizados, novamente, os campeonatos de bocha no município de Tio Hugo.

Projeto de Lei nº 032/2019: Autoriza a concessão de auxílio financeiro a entidade e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 034/2019: Institui o Programa de Reformas Habitacionais do município de Tio Hugo e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Pedido de Providência nº 04/2019 de autoria do Vereador Élio Borges Padilha: requer local público para a instalação da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Pessoais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que as empresas a serem contratadas para pavimentar as vias do município, tanto na mão-de-obra como no fornecimento de matéria-prima, devem ser as instaladas em Tio Hugo. Devemos propiciar emprego e fomentar a economia local. Élio espera que o auxílio nas reformas de casas seja disponibilizado às famílias de baixa renda, não como já aconteceu, onde munícipe com 40 hectares de terra ganhou reforma de casa do poder público.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): informa que os pedidos feitos pelos vereadores são demandas que a população reivindica. Na unidade de saúde local não deve haver falta de medicação de uso contínuo. Além disso, os exames devem ser marcados conforme a urgência do caso concreto, porquanto a doença não tem data para aparecer.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): comenta que recentemente foi a Brasília, em conjunto com o prefeito, o vice e o presidente da câmara, reivindicar dos representantes federais emendas parlamentares. Durante a viagem foi disponibilizado parte do recurso destinado à ampliação da creche que estava atrasado há mais de 90 dias. O Deputado Federal, Giovani Cherini, tem uma emenda empenhada no valor de R$ 150.000,00 visando à aquisição de um veículo van para unidade de saúde local. Lúcio explana que caso o médico acredite que os exames são urgentes, isso constará na própria receita e será agendado de imediato pela Secretaria de Saúde. A respeito da falta de medicamento, isso decorre, muitas vezes, da necessidade prévia da realização de licitação, a qual tem um trâmite moroso.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta sobre a importância no funcionamento de um cartório no município de Tio Hugo, agora os munícipes não precisam mais se deslocar para Ernestina ou Ibirapuitã visando autenticar contratos, efetuar escrituras, casamento civil, entre outros serviços. O cartório está em funcionamento desde o dia 26 agosto e está situado na Rua Rio de Janeiro, ao lado da loja Perin. A despeito da viagem do Vereador Lúcio, Vanderlei e do Prefeito Gilso e Vice Geder, é de grande importância demandar recursos ao município.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 23/09/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.