Resumo Sessão Ordinária 23/09

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 23 de setembro de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): solicita ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras, para que seja feito um açude na propriedade do munícipe Dione Bortolomedi, na Posse Lemes, e outro na propriedade da munícipe Rosa Padilha. É pertinente que o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente visite o local e converse com os munícipes a respeito da possibilidade do pedido.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): solicita ao Prefeito Municipal para que sejam feitas melhorias no Salão da Linha Machado, pois na próxima Semana Farroupilha os eventos comemorativos realizados pelo Piquete Flores Goes podem ser praticados no salão, facilitando o acesso daquela comunidade.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer ao Poder Executivo para que utilize o dinheiro proveniente do recente leilão para adquirir um equipamento de Raios-X para a unidade de saúde local, pois isso trará muitas benesses aos tio-huguenses. No ano passado sobrou mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) nos cofres da prefeitura, isso deveria ter sido investido na saúde. Élio requer que a Secretaria de Obras construa um bebedouro de água na propriedade do munícipe Darci, localizada na Vila do Poço, pois ele pretende criar alguns bovinos e suínos.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): requer à Secretaria de Obras para que sejam arrancados alguns tocos de árvores na propriedade do munícipe Beto Nania (alcunha). Também é necessário que seja feito o patrolamento e empedramento em frente à Cotrijal, pois há diversos buracos no local, os quais poderão causar avarias aos veículos ou acidentes.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer que o Secretário de Agricultura intervenha junto aos departamentos de fiscalização dos produtores de frango, sobretudo a Inspetoria Veterinária, para que seja concedida novamente a licença de produtor em casos em que o mero ato de deixar a porta aberta do aviário é motivo para paralização da produção. O produtor fez um financiamento, tem contas a pagar, ele precisa trabalhar e é dever do Estado propiciar que isso aconteça.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita para que a Secretaria de Obras disponibilize resíduos de asfalto em frente à empresa Acessórios Morais e demais empreendimentos fixados nesse ponto, pois há diversos buracos no local, os quais acumulam água nos dias de chuva e podem causar avarias aos veículos que ali se deslocam. Eron requer que o Poder Executivo e Legislativo oficie a empresa CCR, a qual está realizando melhorias no trecho asfáltico da BR 386, para que o responsável compareça à Câmara de Vereadores e informe quais serão as medidas de sinalização e de redução de velocidade implantadas em frente os postos de combustíveis Schell, Rota do Sul e no ponto de acesso ao Bairro Boa Esperança.

Comunicações Pessoais:

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): indaga qual o motivo de não ser oficiado, ainda, pelo Poder Executivo de Tio Hugo, a respeito da mudança na maneira de cobrança dos serviços prestados pela máquina draga, pois a comunidade precisa saber se isso será modificado ou não!

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): parabeniza os patrões do CTG Caminho dos Pampas e Piquete Flores Goes pelos atos em valorização à cultura gaúcha, além de estender as congratulações aos demais envolvidos.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): congratula todos os envolvidos, funcionários, público em geral, professores e os patrões do CTG Caminho dos Pampas e Piquete Flores Goes pelos festejos atinentes à valoração das tradições gaúchas.

Vereador Eron de Almeida (PDT): parabeniza a comunidade em geral, os servidores, os professores e alunos, e os patrões do CTG Caminho dos Pampas e Piquete Flores Goes pelos eventos em comemoração a Semana Farroupilha. Eron enfatiza a importância de dirigir com responsabilidade, respeitando a velocidade e a sinalização, pois assim evitar-se-á que ocorram acidentes.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): comenta sobre a necessidade de a máquina retroescavadeira terminar um serviço na propriedade do munícipe Arci Kerber; é sabido por ele que houve um desentendimento entre o munícipe com o funcionário e o secretário de obras, no entanto, Abílio requer que o serviço seja feito e as desavenças sejam colocadas de lado.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 14/10/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.