Resumo Sessão Ordinária 14/10

Resumo Sessão Ordinária 14/10

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 14 de outubro de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.

Pedidos Verbais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): em razão da prestação de contas efetuada na última sessão, foi informado que no ano de 2018 o município economizou cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), então é possível que seja implantado, novamente, o Programa Primeiro Emprego, isso decorre da necessidade que há em propiciar a inserção do jovem no mercado de trabalho, aliás, a Professora Franciele trouxe uma turma de alunos na sede da câmara, os discentes reivindicaram mais incentivo do Poder Público em relação a emprego. Élio requer que a Secretaria de Obras realize a limpeza do cemitério Umbu. O vereador enfatiza a necessidade que há na construção de uma Academia ao Ar Livre no colégio Frei Clemente.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): solicita a Secretaria de Obras para que faça a troca da lâmpada na parada de ônibus próxima a sua residência, pois o local é utilizado por munícipes e alunos. Abílio requer que seja construída uma estrada ao longo do calçamento que dá acesso a localidade Polígono, pois a via está quase intrafegável devido o estado precário e irregular dos paralelepípedos.  Para finalizar, o edil requer que seja construída uma praça no Bairro Progresso.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer da Secretaria de Obras para que disponibilize resíduos de asfalto em frente à residência do munícipe Pedro Cimarosti, mesmo que o local com avarias seja de domínio do DAER, isso não é motivo para não disponibilizar, pois é sabido pelo vereador que há outras áreas que também são pertencentes ao DAER, no entanto foi colocado resíduo de asfalto. Alex requer que seja construído dois quebra-molas ao longo da Rua Paraná, um frente à residência do munícipe Morais e outro em frente à residência do munícipe Leonir Sett.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): requer que o Poder Executivo elabore um projeto de lei prevendo folga ao funcionário público no dia de seu aniversário. Isso é mais uma medida que valora o servidor, o qual é indispensável ao bom andamento da administração pública.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer que o Poder Executivo adquira um distribuidor de calcário com o recurso proveniente do leilão, porquanto isso será de grande proveito às pequenas propriedades, fomentando a economia e a agricultura local.

Comunicações Pessoais:

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): parabeniza todas as candidatas que concorreram ao Conselho Tutelar, em especial as cinco candidatas eleitas. Silvana deseja um bom trabalho a elas e contem sempre com o apoio da Câmara de Vereadores.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): dá as boas vindas ao Vereador Elton Roessler. Délcio parabeniza todos os professores pelo seu dia comemorativo, pois trabalham com dedicação, vocação e responsabilidade, norteando o futuro das nossas crianças.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): parabeniza os professores pelo seu dia comemorativo, apesar de todas as dificuldades, eles continuam a lecionar e guiar nossas crianças e jovens a um futuro melhor. Élio critica o Prefeito Gilso, o qual informa sobre projetos de pavimentação e reforma de casa, mas não explica que antes disso quem os aprovou foram os vereadores. O edil parabeniza o bom trabalho do prefeito de Ibirapuitã, que realiza ações independentemente de sigla partidária do munícipe, nesse norte, Élio frisa que hoje muitos tio-huguenses têm emprego graças ao Prefeito Rosimar.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): congratula a Luciane e o Claudir pela excelente festa da Comunidade Evangélica realizada no Salão Nunca Pensei, o evento foi um sucesso de organização, segurança e público.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): comenta que está voltando aos trabalhos do Poder Legislativo, anteriormente esteve à frente das Secretarias de Obras e Agricultura, foi uma experiência muito proveitosa, foi oportunizado ao vereador atuar em ambos os poderes locais, legislativo e executivo. Elton realizou um bom trabalho enquanto secretário; ao longo da vereança irá discorrer sobre as suas ações, as efetivadas, as não feitas e as que gostaria de ter realizado. O edil agradece a todo funcionalismo público e a toda comunidade tio-huguense pelo apoio, confiança e amizade nas atividades das secretarias. Elton dá ênfase à aproximação entre os funcionários e o vereador, porquanto foi concretizado um trabalho mútuo, inovador e capacitado na gestão pública.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): parabeniza os professores pelo seu dia comemorativo e releva a importância que eles desempenham na sociedade, pois os professores são verdadeiros guerreiros. Lúcio congratula as equipes participantes do campeonato de futsal, em especial a vencedora, a qual é tricampeã. O edil agradece as famílias, Drehmer e Gois, apoiadoras do time campeão.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): parabeniza todas as candidatas que concorreram ao Conselho Tutelar. Abílio comenta, in verbis, “Tio Hugo é um município tranquilo, não precisa da Brigada Militar na hora da votação. Eu (Abílio) fui votar e deixei o carro em frente ao Mercado do Mano, enquanto conversava com o Vereador Padilha, a fiscal da urna, Arieli, disse que eu (Abílio) não poderia estar lá. Minha esposa estava fazendo compras no Mercado Cimarosti quando Arieli chegou lá, no carro da Brigada, e envergonhou minha esposa. Abílio questiona, “Por que não foi a pé?” “Precisava chegar com a polícia?” Nem eu (Abílio) nem minha esposa já tivemos problemas com a polícia. Eu (Abílio) disse para Arieli que ela tem futuro, mas não precisa disso para se aparecer”, concluiu o Vereador Abílio.

Vereador Vanderlei Kerber (PSD): dá as boas vindas ao Vereador Elton Luiz Roessler e lhe deseja um bom trabalho em sua vereança. Vanderlei parabeniza todos os professores pelo seu dia comemorativo, pois o professor é de grande importância a todos nós, infelizmente, ele não é valorizado, mesmo assim, não há futuro sem o trabalho dos professores.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 28/10/2019, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.