Resumo Sessão Ordinária 09/12

Resumo Sessão Ordinária 09/12

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 09 de dezembro de 2019, presidida pelo Vereador Presidente, Vanderlei Kerber, do Partido Político PSD.

Pedidos Verbais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer que o Poder Executivo disponibilize duas monitoras em cada ônibus municipal que realiza o transporte escolar, pois isso trará mais segurança a todos os discentes.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): solicita que os vereadores realizem demandas ao Poder Executivo somente se haver o interesse da coletividade, pois os atos públicos devem atender o interesse de toda comunidade, não apenas de determinado munícipe.

Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 040/2019: Estima a Receita e Autoriza a Despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2020. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 041/2019: Altera o § 2º e cria § 5º no Art. 1º da Lei Nº 876/2015, que estabelece as normas para instalação de Estação de Rádio Base – ERB, Microcélula de Telefonia Celular e Equipamentos afins. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 042/2019: Dispõe sobre a concessão do direito de ausência por 01 (um) dia útil de trabalho aos servidores públicos do Município de Tio Hugo/RS, a ser usufruído na data de seu aniversário. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Pessoais:

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): agradece a toda comunidade tio-huguense e autoridades locais pela participação na festa do Gramado dos Paz. Élio deseja um Feliz Natal e Ano Novo a todos. O vereador frisa que o Poder Legislativo e o Executivo devem, sempre, priorizar o interesse da coletividade.

Vereador Abílio Kuhn (PDT): deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos. Abílio explana que, in verbis, “houve uma reunião do partido e foi acordado que eu (Abílio) seria o último presidente da câmara, só que esses dias foi combinado com o prefeito para me (Abílio) retirar da presidência; isso não é papel do prefeito se meter na câmara. Délcio e Arieli voltaram para câmara só para votar contra mim (Abílio), em 24 anos de vereança é a primeira vez que vi (Abílio) isso. Silvinha! Quantas vezes falou que não queria ser presidente e agora o prefeito obrigou ela a ser. Eu (Abílio) ajudei o Délcio, apoiei a Arieli, e hoje votam contra mim (Abílio). Quem deve ser o presidente da câmara é escolha dos vereadores e não do prefeito”, finaliza o Vereador Abílio.

Vereadora Arieli Cássia Leite (PSB): comenta que semana passada esteve em Porto Alegre para entregar uma carta aos deputados estaduais visando que votem contra o projeto de modificação do Plano de Carreira dos Professores. Ela deliberou com o Deputado Federal Heitor Schuch a cerca de como seria prejudicial à extinção dos municípios com menos de cinco mil habitantes, pois o critério deveria ser o nível de desenvolvimento, e não apenas a população. Arieli agradece a todos que lhe confiaram o voto, porquanto hoje ela é vereadora graças à confiança e apoio de seus eleitores. Ela frisa que todas suas ações visam o desenvolvimento do município, ressaltando que em seus três anos de vereança já conseguiu recursos no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A vereadora deseja a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, além de convidar a toda comunidade tio-huguense para participar do Natal Iluminado dia 21/12 do corrente ano, o evento será realizado na Praça Oscar Groth.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta que, in verbis, “deveria haver uma lei federal para proibir que o vereador se afaste para ocupar cargo de secretário, se quer ser secretário então que não concorra para ser vereador. Hoje o salário de secretário municipal é de RS 5.037,00 (cinco mil e trinta e sete reais), então o vereador que se afasta para ser secretário está pensando na população ou em receber um salário muito melhor? Délcio e Arieli voltaram dia 04 de dezembro para câmara para participar da sessão dia 09, e dia 10 voltam a ser secretário, isso está muito errado. Sobre o Pedido Verbal do Vereador Délcio, eu (Alex) não concordo, o vereador tem que pedir para que sejam feitos os serviços aos munícipes, independente se apenas um for beneficiado.O vereador precisa vestir uma camisa e ver o lado que vai torcer”, finaliza o Vereador Alex.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que se hoje é vereador titular, isso decorre pelo motivo de ter sido eleito pela população. Ele retornou à câmara para votar e aprovar diversos projetos em beneficio da comunidade tio-huguense. Délcio parabeniza o Prefeito Gilso Paz pela excelente administração. Tio Hugo é um exemplo de município, há diversas obras, pavimentação no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), quatro tratores novos, maquinários e implementos agrícolas para laboro nas propriedades. Se hoje o prefeito descontenta alguns, é porque não há como dar emprego para todo mundo, se fizer isso não vai sobrar dinheiro para investir no desenvolvimento do município. Délcio deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.

Vereadora Silvana Cardoso (PDT): comenta que se candidatou à presidência da câmara para 2020 por ter ideais próprios e agradece ao apoio e confiança de todos que votaram nela. Silvana deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos, Elton comenta, in verbis, “quando fui secretário fiz diversos amigos, nas secretárias que trabalhei todos os funcionários são um exemplo de competência, se hoje o município anda é por causa da competência dos funcionários. Agradeço (Elton) a confiança e companheirismo de todo funcionalismo e sempre contem comigo para defendê-los e lutar pelos seus direitos. O outro assunto eu (Elton) nem sei como começar a falar, o Vereador Abílio está em seu sexto mandato e sempre teve ideia própria e não é pau mandado, e quem é pau mandado tome cuidado, o povo lá fora está vendo, o povo sabe o que está acontecendo; é a velha política rançosa, mas a política é limpa,  são alguns políticos que fazem sujeira, e isso é uma vergonha. Eu (Elton) ajudei a emancipar o município, sempre fiz política visando o bem do município, nunca nos meus próprios interesses; hoje quem está no primeiro mandato precisa ter ideia própria e não ser fantoche do Poder Executivo. É um ajeita daqui, empurra dali, coloca daqui. Mas o que é isso? Precisa ter postura, vestir uma camisa e defender ela”, finaliza o Vereador Elton.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 24/02/2020, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.