Resumo Sessão Ordinária 26/02

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 26 de fevereiro de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidente, Silvana Cardoso Sipp, do Partido PDT.

Vereadora Silvana Cardoso Sipp (PDT): solicita para Secretaria de Obras a fim de que seja construída a cobertura na quadra de esporte da Escola Municipal Frei Clemente. Ela agradece ao Poder Executivo pela construção da praça no Bairro Boa Esperança e requer que outra seja construída no Bairro Progresso.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): requer que a Secretaria de Obras construa um abrigo de aguardo ao transporte escolar em frente ao Luís Cabeleireiro, pois cerca de dez crianças utilizam o local, sendo que no iminente inverno elas não terão guarida das chuvas e frio.

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): requer que a Secretaria de Obras faça uma valeta para aterrar canos de água na propriedade do munícipe Antônio Assis dos Santos; no Bairro Iorque é necessário trocar as lâmpadas com avarias e implantar uma em frente à residência da munícipe Cleusa Camargo; no Bairro Boa Esperança é necessário que seja recolhido o lixo das residências dos munícipes Mário Cadore, Ireno Cadore e Edson da Veiga; é necessário realizar reparos na tela que cerca o prédio da Assistência Social; para finalizar, Alex requer que seja construído um abrigo de espera ao transporte escolar em frente ao Luís Cabeleireiro.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): requer que a Secretaria de Obras realize melhorias nas estradas do Gramado dos Paz, Linha Machado e Linha Graeff.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): requer que a Secretaria de Obras implante uma lâmpada em frente à residência do munícipe Paulo Royer e Noma, ambas localizadas no Bairro Boa Esperança, outra se faz necessária em frente à Academia Flash Fitness; Eron reforça que deve ser recolhido o lixo das residências dos munícipes Mário Cadore, Ireno Cadore e Edson da Veiga.

Ordem do Dia:

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA N° 01/2020 de autoria do Vereador Élio Borges Padilha (REDE): “Pedido ao Poder Executivo de Tio Hugo a fim de que seja denominada de Praça Iorlanda Macali Cassiamani a praça que está sendo construída no Bairro Boa Esperança”. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Parlamentares:

Vereador Alex Sandro Mendes (PDT): comenta que “sobre o projeto da iluminação de LED, um Secretário de Agricultura postou no facebook e logo apagou um comentário dizendo que os vereadores que votaram contra são analfabetos, no entanto, o projeto foi rejeitado porque há outras prioridades no município, tais como fomento ao emprego, mais segurança e mais medicamentos à saúde”.

Vereador Élio Borges Padilha (REDE): comenta que “votei contra o projeto da iluminação de LED porque o município tem outras prioridades, como o Projeto Primeiro Emprego, não foi possível aprovar um projeto com os valores de lâmpadas desproporcionais ao preço de mercado. O prefeito precisa informar que os vereadores aprovaram o projeto referente às reformas de casas e pavimentação urbana. A política é apenas 45 dias, nos outros dias precisa haver um trabalho com humildade e voltado ao povo”.

Vereador Eron de Almeida (PMDB): convida todos os tio-huguenses para participarem da tradicional cavalgada do grupo Caminho dos Pampas, sábado haverá almoço e domingo churrasco; aos interessados em participar entrem em contato com o vereador Eron. O edil explana sobre a importância em ser denominada de Praça Iolanda Macali Cassiamani a praça que está sendo construída no Bairro Boa Esperança. O vereador enfatiza a importância da economia de água, pois não há previsão do término da estiagem.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): comenta sobre os prejuízos da estiagem, pois há perdas no setor leiteiro, pastagens para o gado, plantio de milho e plantio de soja. O município decretou situação de emergência devido à estiagem, no entanto, quem irá decidir sobre isso é a Defesa Civil do Estado, por isso o Poder Público deve pressionar o Estado para que esse decreto seja homologado. Neste sentido, durante a semana da Expodireto o Vereador Elton agendou uma reunião com o Secretário de Agricultura do Estado para que ele intervenha junto a Defesa Civil.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 09/03/2020, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.