Resumo Sessão Ordinária 25/05

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 25 de maio de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidenta, Silvana Cardoso Sipp, do Partido PDT.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer ao Poder Executivo, através da Secretaria de Assistência Social, para que sejam disponibilizadas máscaras e álcool e gel às famílias mais carentes, além de recursos visando à manutenção das necessidades mais prementes.

Vereador Alex Sandro Mendes (PP): querer ao Poder Legislativo de Tio Hugo a fim de que seja convocado o Secretário de Obras para que compareça na próxima sessão legislativa, a qual acontecerá dia 08/06/2020, às 9h, a fim de prestar esclarecimentos e sanar dúvidas sobre os serviços prestados.

Vereador Eron de Almeida (PP): requer que a Secretaria de Obras realize a pintura do quebra-molas em frente à praça do Bairro Rabello, frisando que essa é uma demanda do munícipe Urbano Feith; além disso, devem ser retirados alguns troncos de eucaliptos e ser feito a limpeza do terreno próximo à sua residência. Ele comenta que, recentemente, caiu um muro da praça que está sendo construída no Bairro Boa Esperança, por isso ele solicita para que compareçam, o Secretário de Obras e o engenheiro civil responsável, na próxima sessão legislativa, a qual acontecerá dia 08/06/2020, às 9h, a fim de prestar esclarecimentos e sanar dúvidas sobre a fiscalização e acompanhamento por parte do engenheiro civil na referida obra.

Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 010/2020: Dispõe sobre a denominação de logradouro público, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Parlamentas:

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): manifesta seus sentimentos aos familiares do Vereador Vanderlei Kerber, enfatizando o grande amigo e companheiro que ele foi.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): expressa seus pêsames aos familiares do Vereador Vanderlei Kerber, ressaltando que ele sempre lutou pelo interesse de toda comunidade tio-huguense. Délcio parabeniza a administração local por continuar realizando obras, mesmo nesse período de redução de recursos públicos em razão da pandemia, dentre as obras destacam-se as de pavimentação, habitação urbana e logradouro público. Délcio agradece aos deputados federais, Giovani Cherini, Heitor Schuch e Afonso Motta, os quais subsidiaram o município com emendas que totalizam R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais).

Vereadora Arieli Cássia Leite (MDB): agradece ao Poder Executivo de Tio Hugo pelos investimentos realizados no Bairro Boa Esperança. Ela agradece ao Deputado Federal Heitor Schuch por disponibilizar recursos ao município no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), em razão disso e de todo trabalho que ela realizou no exercício de sua vereança, Arieli manifesta seu contentamento com os compromissos prestados aos tio-huguenses. A vereadora expressa seus pêsames aos familiares do Vereador Vanderlei Kerber, o qual foi bem mais que um amigo, era um irmão de coração.

Vereador Abílio Kuhn (PP): manifesta seus pêsames aos familiares do Vereador Vanderlei Kerber. O edil dá as boas vindas ao Vereador Eron e espera que dessa vez venha para ficar, porque da última vez retiraram ele apenas para que não votasse na Eleição da Mesa para o exercício de 2020. Abílio enfatiza o cuidado que devemos ter nesse período de pandemia, deve ser obrigação o uso de máscaras por todos que precisam frequentar locais públicos. É momento de responsabilidade e cuidado para evitar que o coronavírus acometa mais vítimas.

Vereador Alex Sandro Mendes (PP): comenta sobre a necessidade de o prefeito municipal disponibilizar programas de auxílio financeiro às microempresas e às pequenas empresas de Tio Hugo, pois elas foram as mais afetadas economicamente por essa pandemia. Alex comenta que entrou em contato duas vezes com a Secretaria de Obras a fim de que fosse entregue uma carga de brita em sua residência, mas não obteve nenhum retorno. O edil frisa que os serviços prestados pelo Poder Público devem ser para todos, independente de sigla partidária. Alex enfatiza que paga seus impostos como qualquer cidadão.

Vereador Élio Borges Padilha (PRB): comenta a toda comunidade tio-huguense que mudou de partido porque o antigo foi extinto por não atingir requisitos perante a Justiça Eleitoral. Independente de qual sigla seja seu partido, Élio avisa a todos que sempre defenderá o progresso social e econômico de Tio Hugo. O edil explana que o prefeito local não precisa ir à rádio ou bodegas falar mal dele, isso não trás benefício algum para o município. Élio, por intermédio do Deputado Federal Carlos Gomes, conseguiu um recurso no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) ao município; o vereador sugere que esse dinheiro seja gasto na aquisição de um equipamento de Raios-X à Secretaria de Saúde, pois ele custa, segundo pesquisas do vereador, cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

A próxima Sessão Ordinária será realizada dia 08 de junho de 2020, às 9h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo-RS.