Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 08 de junho de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidenta, Silvana Cardoso Sipp, do Partido Político PDT.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): requer à Secretaria de Educação do município de Tio Hugo, a fim de que seja repassada informação aos alunos a respeito do aproveitamento do ano letivo, mesmo que as aulas estejam sendo ministradas pelos meios tecnológicos de comunicação, frisando também a dedicação ao estudo.

Vereador Élio Borges Padilha (PRB): requer ao Poder Executivo para que disponibilize o Programa Primeiro Emprego, no qual o contrato é de 1 ano, sendo que nos 6 primeiros meses a prefeitura custeia o salário do jovem aprendiz e nos últimos 6 meses é a empresa que o remunera. Esse programa já foi disponibilizado na gestão do Ex-Prefeito, Verno Muller, hoje, além de promover o trabalho, irá auxiliar as pequenas e microempresas que são as mais afetadas em razão da crise econômica causada pela pandemia. Élio requer informações sobre os critérios de entrega de cestas básicas aos munícipes, pois alguns são contemplados e outros não, mesmo necessitando do auxílio.

Vereador Eron de Almeida (PP): requer à Secretaria de Obras para que realize reparos no ponto de acesso à residência do munícipe José Antônio Geromil. O vereador também requer que sejam reparadas as lâmpadas com avarias em frente à sua residência e a localizada em frente à moradia da munícipe Norma.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): demanda que a Secretaria de Obras faça reparos na estrada que passa em frente ao campo de futebol Treze de Maio e vai até a localidade São José do Umbu, sendo necessário construir bueiros nos pontos de acesso às lavouras; também é necessário que sejam recolhidos os entulhos na Rua Pará.

Comunicações Parlamentares:

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): parabeniza o trabalho realizado pela administração municipal, essencialmente o auxílio disponibilizado aos mais carentes. Nesse sentido, os munícipes devem procurar a Secretaria de Assistência Social para que possam ser inclusos nos programas sociais caso preencham os requisitos.

Vereador Alex Sandro Mendes (PP): agradece à presença do Secretário de Obras, José Claudir Machado, pelos esclarecimentos prestados a respeito dos serviços efetuados, nesse sentido, Alex comenta que tem direito a receber os serviços, pois é um cidadão de Tio Hugo assim como os demais munícipes. Além disso, graças aos recursos que os vereadores conseguiram por intermédio de deputados que temos muitas máquinas e equipamentos. Os serviços devem atender a todos, independente de sigla partidária.

Vereador Eron de Almeida (PP): expressa seu contentamento pela construção da praça no Bairro Boa Esperança, ressaltando que isso é uma conquista de toda comunidade tio-huguense.

Vereadora Arieli Cássia Leite (MDB): comenta sobre o significado da palavra “habitabilidade”, enfatizando a necessidade do trabalho em conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Ela expressa sua felicidade em razão da construção da praça no Bairro Boa Esperança, frisando todas suas benesses. A vereadora enfatiza que os munícipes devem procurar a Secretaria de Assistência Social para inscrição nos programas de auxílio social caso preencham os requisitos. Para finalizar, Arieli faz referência ao memorável munícipe e vereador, Vanderlei Kerber, o qual dizia que “somos todos iguais, independente de cor, gênero, idade ou classe social; ninguém é mais que ninguém”.

Vereador Élio Borges Padilha (PRB): comenta que não é contrário a utilização das máquinas da Secretaria de Obras em serviços destinados aos tio-huguenses, principalmente aos que mais precisam. Élio informa que tem uma empresa em sua localidade que necessita contratar serviço particular de maquinário, pois não está recebendo os serviços da Secretaria de Obras. O edil esclarece que há perseguição política no município, e os serviços prestados são voltados, principalmente, aos apoiadores do prefeito.

Vereadora Silvana Cardoso Sipp (PDT): agradece a presença do Secretário de Obras, José Claudir Machado, pelos esclarecimentos prestados a respeito dos serviços públicos. Silvana parabeniza a administração local pelos programas realizados, principalmente através da Secretaria de Assistência Social. Aos munícipes que não foram contemplados pelos auxílios, devem procurar, o mais breve possível, a Secretaria de Assistência Social e se informar caso preenchem os requisitos.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): cumprimenta o Secretário de Obras, José Claudir Machado, pelo comparecimento na câmara em razão de sua convocação. Lúcio parabeniza a administração de Tio Hugo, assim como os secretários municipais, estendendo as felicitações a todos os funcionários pelo excelente trabalho realizado.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 22 de junho de 2020, às 9h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo-RS.