Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 13 de julho de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidenta, Silvana Cardoso Sipp, do Partido Político PDT.

Vereador Élio Borges Padilha (REPUBLICANOS-10): requer ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras, a fim de que realize melhorias na estrada de acesso à residência do munícipe Igor Moreira dos Santos, localizada na Comunidade Vila do Poço. Élio requer que os valores não gastos do duodécimo da Câmara Municipal sejam investidos em sua sede, ou destinados aos setores da saúde e agricultura, ou melhor, aplicados em programas de criação de empregos aos jovens.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta que as águas das chuvas que desaguam do novo loteamento no Bairro Sippel estão causando avarias nas propriedades dos munícipes Antoninho Gabriel e Romeu Muller. Além disso, a tubulação próxima às residências dos munícipes Edson Muller e Eloir Marafom não consegue dar vazão nos dias de chuvas muito intensas, por isso o Vereador Délcio demanda que a Secretaria encontre métodos de resolver esses problemas.

Projeto de Lei nº 014/2020: Autoriza abertura de Crédito Adicional Especial com recurso de redução orçamentária. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

Projeto de Lei nº 015/2020: Autoriza o Município de Tio Hugo, por intermédio do Poder Executivo, a receber a título de dação em pagamento, imóveis pertencentes ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER e/ou Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade entre os presentes.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA N° 02/2020, de autoria da Bancada do Partido Político Progressista (PP), juntamente com o Vereador Élio Borges Padilha (REPUBLICANOS-10): “Pedido ao Poder Executivo de Tio Hugo a fim de que sejam fornecidas informações a respeito dos recursos recebidos e destinados à área da saúde”.

Comunicações Parlamentares:

Vereador Abílio Kuhn (PP): comenta que estamos em um período de redobrar atenção e cuidados visando a não contaminação e disseminação do coronavírus, sendo o isolamento social uma das medidas a serem realizadas, juntamente com o uso de máscara e álcool e gel. Abílio comenta que em Santa Catarina, devido às chuvas e vendaval, algumas árvores centenárias caíram em cima de residências e automóveis. Portanto, realizar o plantio de árvores frutíferas é a melhor alternativa de embelezamento das ruas, pois os munícipes podem consumir os frutos e devido ao porte mediano das árvores, elas não trarão problemas como as de grande porte. O edil comenta a respeito do Auxílio Emergencial de R$ 600,00; alguns dos beneficiados não se encaixam nos requisitos estabelecidos pela lei; é um dinheiro que irá fazer falta aos cofres públicos, pois muitos que realmente carecem do auxílio não foram contemplados, por outro lado, munícipes com carro novo, proprietários de imóveis comerciais, e lavouras para plantio se inscreveram no programa.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 27 de julho de 2020, às 9h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo-RS.