Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 27 de julho de 2020, a qual foi presidida pela Vereadora Presidenta, Silvana Cardoso Sipp, do Partido Político PDT.

Vereador Élio Borges Padilha (REPUBLICANOS-10): requer ao Poder Executivo a fim de que notifique o proprietário ou responsável pela empresa Companhia Brasileira de Moagem (CBM), no intuito de que seja informado à Câmara de Vereadores de Tio Hugo os motivos da empresa não estar em funcionamento e se há previsão de retorno às suas atividades.

Vereador Alex Sandro Mendes (PP): requer à Secretaria de Obras para que sejam realizadas melhorias em uma estrada da localidade Lemes até a ponte que faz divisa com o município de Ibirapuitã. Também é necessário arrumar a ponte, pois há taboas soltas, nesse sentido, como ela pertence aos dois municípios (Tio Hugo e Ibirapuitã) é pertinente entrar em contato com a administração do outro município para que ambos realizem os reparos necessários antes que seu estado precário cause acidentes.

Comunicações Parlamentares:

Vereador Élio Borges Padilha (REPUBLICANOS-10): parabeniza aos colonos e motoristas pelo seu dia comemorativo, pois desempenham funções essências na sociedade. Élio estende as congratulações a todos os avós pela passagem do seu dia, frisando a valorização e o respeito com que devem ser tratados.

Vereador Alex Sandro Mendes (PP): comenta a respeito de algumas postagens no facebook, as quais tentam colocar os tio-huguenses contra os vereadores que votaram contra o projeto que se refere a instalação das lâmpadas de LED no município. O vereador esclarece que o projeto foi rejeitado porque a lâmpada mais barata custava R$ 901,04 (novecentos e um reais e quatro centavos) e a mais cara R$ 1.760,42 (um mil setecentos e sessenta reais e quarenta e dois centavos). Alex explana que “é muito mais vantajoso o município trocar as lâmpadas com mal funcionamento por uma de LED, pagando o valor de mercado, não R$ 901,04 por uma lâmpada, como previa o projeto”.

Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): parabeniza os colonos e motoristas pelo seu dia comemorativo, ressaltando que, não obstante, estejamos vivendo em um período de pandemia, os motoristas e agricultores continuaram suas labutas. Délcio congratula a administração de Tio Hugo pelo programa que possibilitou a construção de 20 (vinte) residências no loteamento Sippel; nas construções dessas residências foram gerados cerca de 100 (cem) empregos, além de fomentar a economia local com a aquisição de matéria-prima. Também foi disponibilizado um programa de reformas de casas urbanas e rurais, 129 (cento e vinte nove) residências foram contempladas com R$ 6.000,00 (seis mil reais) em material, totalizando um investimento aproximado de RS 800.000,00 (oitocentos mil reais). O vereador comenta que no município de Victor Graeff, assim como nos demais da nossa região, está sendo concluída a instalação da iluminação de LED, a qual irá gerar muita economia aos cofres públicos; Tio Hugo não pode aderir a esse projeto, mesmo assim Délcio acredita que irá na próxima oportunidade.

Vereadora Silvana Cardoso Sipp (PDT): parabeniza a todos os colonos e motoristas pelo seu dia comemorativo, pois eles realizam trabalhos indispensáveis à sociedade. Silvana comenta que desde o início de 2017 a administração de Tio Hugo já investiu aproximadamente R$ 2.000,000,00 (dois milhões de reais) em pavimentação urbana, praticamente todos os bairros estão pavimentados, destacando os investimentos feitos no loteamento Sippel, Bairro Iorque e no Bairro Nossa Senhora Aparecida. O prefeito municipal, assim como os demais secretários estão realizando um excelente trabalho na gestão atual. A vereadora enfatiza as melhorias efetuadas no Salão Comunitária da Comunidade Lemes, os tio-huguenses e os integrantes do Clube de Mães agradecem pelos investimentos no salão. A edil também ressalta os trabalhos realizadas nas estradas e no interior do município. Para finalizar, ela congratula a Secretaria de Saúde e Educação pelos serviços prestados à comunidade.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): parabeniza a todos os motoristas e colonos pela passagem do seu dia comemorativo, em especial aos seus colegas motoristas da área da saúde, os quais não medem esforços no atendimento de todos que precisam se deslocar para as unidades de tratamento à saúde.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 10 de agosto de 2020, às 9h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo-RS.