INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TIO HUGO – SESSÃO 08 DE MAIO

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 08 de maio de 2023, presidida pelo Vereador Délcio Wiedthauper, o qual é filiado ao Partido Político PDT.
✅ Pedidos Verbais:
➡️ Vereador Valdeci Kuhn (MDB): solicita para que o Projeto de Lei nº 017/2023 de 08 de maio de 2023: “Autoriza o município a celebrar Termo de Fomento com a Sociedade Civil Organizada Amigo Bicho – SOAB e dá outras providências” seja analisado e apreciado de modo favorável pelos demais vereadores, pois ele tem por objetivo abrandar o problema social referente ao abando de animais no perímetro municipal. Além disso, o recurso será destinado ao custeio de cirurgia, medicamento e alimentação atinente à causa animal.
➡️ Vereadora Rayssa da Silveira Doehrings (PDT): solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Obras, a fim de que disponibilize mais areia no campo de futebol de areia fixado na Praça Maria Doehrings. Também é necessária a permanência de iluminação no período noturno da referida praça, pois muitos munícipes utilizam o local para atividades de esporte e lazer.
➡️ Vereadora Valduze Back Vollmer (PDT): sugere ao Poder Executivo para que seja alterada a lei municipal referente aos feriados municipais, a qual necessita que sejam adicionadas as datas omissas aos feriados que a lei dispõe (02/02 e 31/10). Do mesmo modo, a inclusão da data (16/04) como feriado municipal, porquanto é indicativo da emancipação de Tio Hugo.
➡️ Vereador Nelson Rogério Dapper (PDT): solicita à Secretaria de Obras para que realize as melhorias necessárias no trecho de acesso à Rua Paraná e à Rua Maranhão, fixadas no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Nelson também solicita para que seja construído um abrigo para aguardo ao transporte escolar no Bairro Nossa Senhora Aparecida.
✅ Comunicações Parlamentares:
➡️ Vereador Valdeci Kuhn (MDB): explana que o Deputado Federal, Márcio Biolchi (MDB), oficiou o Vice-Prefeito, Geder Follmer, na data de 05/05/2023, a respeito do empenho de um recurso no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), o qual será disponibilizado ao município de Tio Hugo e investido na área de saúde. Valdeci também comenta a respeito da reunião efetuada pela AVASB no município de São José do Erval, a qual deliberou a respeito das medidas voltadas à segurança nas escolas; após foi realizada a eleição da Mesa Diretora da associação.
➡️ Vereador Alex Sandro Mendes (PP): comenta a respeito da viagem realizada a Brasília, na qual também participaram os vereadores Milton, João Carlos, Rayssa e Valduze. O objetivo foi participar da Marcha dos Vereadores e a busca de recursos perante os parlamentares federais.
➡️ Vereadora Valduze Back Vollmer (PDT): comenta em relação à viagem a Brasília realizada no mês de abril, a qual teve por intento participar da Marcha dos Vereadores e a busca de recursos federais ao município Tio Hugo. Valduze parabeniza todas as mães tio-huguenses pela iminente passagem do seu dia comemorativo.
➡️ Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): comenta a respeito das demandas elaboradas por um grupo de pais, as quais foram solicitadas para aumentar a segurança nas escolas. Frisa-se que o Poder Executivo, de modo célere, já disponibilizou vigilância nas escolas, Délcio enfatiza que também é pertinente a instalação de câmeras de segurança, entre outras medidas.
➡️ Vereador Nelson Rogério Dapper (PDT): opina para que seja realizada uma homenagem às mães nos meios de divulgações dos atos legislativos, sobretudo no jornal local e no programa de rádio destinado à transmissão da sessão.
➡️ Vereador João Carlos Pereira da Silva (PSD): agradece aos Deputados Federais do PSD, Danrlei de Deus Hinterholz e Luciano Azevedo, pela disponibilização de um recurso ao município de Tio Hugo no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), o qual se destina à área da saúde. João Carlos também explana que já interviu perante o Deputado Luciano para que o município de Tio Hugo esteja entre aqueles que receberão recursos federias.
A próxima Sessão Ordinária acontecerá na data de 22/05/2023, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo/RS.
Presidente Legislativo: Délcio Wiedthauper
Primeiro Secretário: Nelson Rogério Dapper