INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TIO HUGO/RS (Sessão 09 de outubro)

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 09 de outubro de 2023, presidida pela Vereadora Jéssica Muller, a qual é filiada ao Partido Político PSD.
➡️ Pedido Verbal:
– Vereador Alex Sandro Mendes (PP): solicita à Mesa Diretora para que envie uma Moção de Apelo à Justiça Eleitoral de Não-Me-Toque visando à disponibilização de mais urnas eletrônicas às próximas eleições do Conselho Tutelar, porquanto isso dará mais celeridade à votação.
– Vereadora Valduze Back Vollmer (PDT): corrobora com o Pedido Verbal do Vereador Alex, pois a acessibilidade está ligada ao processo eleitoral. Portanto, a disponibilidade de urnas deve ser estipulada em número que corresponda a população local.
– Vereador Délcio Wiedthauper (PDT): solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Obras, a fim de que construa uma parada de ônibus em frente à residência do munícipe Zeca Goes, a qual se localiza na Linha Machado, porquanto muitos munícipes utilizam o local para aguardo do transporte laboral.
– Vereador Estevão Luís Pissolatto (PDT): apoia a Moção de Apelo à Justiça Eleitoral solicitando mais urnas às próximas eleições do Conselho Tutelar. Estevão solicita à Secretaria de Obras para que realize os reparos necessários nas estradas municipais.
➡️Ordem do Dia:
✅ Projeto de Lei nº 027/2023, de 15 de agosto de 2023: Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2024 – LDO. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 32/2023, de 25 de setembro de 2023. “Altera e dá nova redação ao item 5.3 – Patrulha Mecanizada, do Anexo I da Lei Municipal nº 571/2009 de 13 de novembro de 2009 e dá outras providencias”. Aprovado por unanimidade.
➡️ Comunicações Parlamentares:
– Vereador Alex Sandro Mendes (PP): parabeniza todas as candidatas que participaram das eleições ao Conselho Tutelar e congratula todas as eleitas, especialmente a sua esposa, Juliana Markus.
– Vereador Nelson Rogério Dapper (PDT): comenta a respeito de sua Indicação Legislativa, a qual dispõe sobre normas de incentivo às empresas municipais, pois o Poder Executivo está analisando a possibilidade de sua conversão em Projeto de Lei. Ele comenta que dia 23 do corrente mês haverá, na sede da Câmara de Tio Hugo, uma reunião microrregional a respeito das principais demandas que irão compor as cédulas da Consulta Popular. O parlamentar convida todos os vereadores para que participem dessa reunião e da que acontecerá dia 19/10/2023 em homenagem ao Dia Nacional do Coralista. Esta será realizada no CTG Caminho dos Pampas, às 19h30min.
A próxima Sessão Ordinária acontecerá na data de 23/10/2023, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo/RS.
Jéssica Müller – Presidente do Legislativo
Nelson Rogério Dapper – Secretário