INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TIO HUGO/RS (Sessão 26 de Fevereiro de 2024)

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 26 de fevereiro de 2024, presidida pelo Vereador DélcioWiedthauper, o qual é filiado ao Partido Político PDT.
➡️ Pedido Verbal:
– Vereador Estevão Luís Pissolatto (PDT): solicita à Secretaria de Obras para que realize as melhorias necessárias na estrada que liga a BR-386 até à Comunidade Santos Vaz, especificamente, no trecho próximo à moradia do munícipe Derli Bortolomedi.
➡️ Ordem do Dia:
– PROJETO DE LEI Nº 04/2024, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2024. “Autoriza o poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro sob a forma de apoio cultural à Associação Cultural Rádio Comunitária FM Tio Hugo – ASCCOM e dá outras providências”.
Aprovado por unanimidade.
– PROJETO DE LEI Nº 05/2024, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2024. “Autoriza o município a conceder suplementação de carga horária semanal para os cargos de Professor de Música e Médico Clínico Geral por tempo indeterminado e dá outras providências”.
– INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 01/2024, Autor Vereador: NELSON ROGÉRIO DAPPER, Integrante da Bancada do PDT; sugestão ao chefe do Poder Executivo Municipal proceder calçamento com Pré-Moldado PAWER, na Rua ARY KOHLRAUSCH, trecho compreendido entre as Ruas Campo Grande e Belém, localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, nesta cidade de Tio Hugo. Aprovado por unanimidade.
– MOÇÃO DE APOIO Nº 01/2024:Os vereadores do município de Tio Hugo/RS, subscritos abaixo, no uso de suas prerrogativas legais, vem perante este Plenário, propor a presente MOÇÃO DE APOIO, externando preocupação com os problemas relacionados com a cadeia produtiva dos avicultores gaúchos. Aprovado por unanimidade.
➡️ Comunicações Parlamentares:
– Vereador Nelson Rogerio Dapper (PDT): comenta sobre a Indicação Legislativa nº 01/2024, a qual tem como justificativa: “trata-se de obra de interesse público, considerando que a pavimentação contribui determinantemente com a melhoria da infraestrutura do bairro, melhorando a condição de circulação dos usuários. Vale também considerar que já existe calçamento nas Ruas Campo Grande e Belém, facilitando a condição para realizar essa importante ligação”.
– Vereador DélcioWiedthauper (PDT): comenta sobre a moção de Apoio nº 01/2024, a qual tem por objetivo a resolução dos problemas relacionados com a situação produtiva dos avicultores gaúchos, porquanto a causa é comum, direta ou indiretamente, para todos os ramos da sociedade. Os produtores enfrentam hoje os seguintes desafios:
– O valor recebido muitas vezes não paga nem o custo para produzir frangos, perus ou ovos.
– Muitas empresas estão alojando menos aves do que comportam os aviários. Portanto, produtores que deveriam fazer 6 ou 8 lotes por ano, estão fazendo apenas 4, ou até menos, o que inviabiliza a atividade.
A próxima Sessão Ordinária acontecerá na data de 11/03/2024, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo/RS.
* Délcio Wiedthauper – Presidente Legislativo
*Valduze Back Vollmer – Primeira – Secretária